Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito a prefeitura de Salvador em 2020

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), está na liderança das intenções de voto para a prefeitura, segundo o Paraná Pesquisas.

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), está na liderança das intenções de voto para a prefeitura. É o que apresenta o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre a eleições 2020 na capital baiana. Em dois cenários, o Reis tem 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o deputado federal Sargento Isidório (Avante).

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito a prefeitura de Salvador em 2020.

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito a prefeitura de Salvador em 2020. (Imagem: Divulgação)

A liderança de Bruno Reis indica a influência do prefeito ACM Neto no pleito deste ano. No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, 58,5% dizem não saber em quem votar e apenas 8,8% apontam Reis como candidato preferido. O primeiro debate dos candidatos a prefeito de Salvador das eleições 2020, foi realizado no início do outubro pela TV Bandeirantes e contou com a participação de sete candidatos.

Resultados da pesquisa para prefeito de Salvador nas eleições 2020

  • Bruno Reis (DEM): 34,9%
  • Deputado Sargento Isidório (Avente): 15,5%
  • Deputada federal Lídice da Mata (PSB): 12,9%
  • Deputada estadual Olívia Santana (PCdoB): 4,5%
  • Major da PM Denice Santiago (PT): 4,1%

Entre os entrevistados na pesquisa, 12,7% afirmaram que não pretendem votar em nenhum dos nomes apresentados e 4,6% não souberam dizer ou não responderam.

Em comparação com as pesquisas realizadas em maio, antes do anúncio oficial dos pré-candidatos, Bruno Reis apresentou tendência de crescimento de três pontos percentuais. A candidata Denice Santiago variou cerca de um ponto percentual. Apesar de ser apoiada pelo governador Rui Costa (PT), ela é a mais desconhecida entre os favoritos, com percentual de 16%, contra 9% dos que afirmam não conhecer Bruno Reis.

Leia mais: Eleições 2020: Conheça os nomes dos candidatos a prefeito de Camaçari-BA

Nos índices de rejeição, 54,8% dos eleitores afirmaram que não votariam na candidata de jeito nenhum, enquanto 28,8% citaram Bruno Reis. O potencial de crescimento da petista era esperado pela ótima avaliação de Rui Costa pelo eleitorado; a administração estadual é aprovada por 80,1% dos moradores de Salvador.

O prefeito ACM Neto também tem excelentes índices de aprovação em Salvador, chegando a 83,3%. Os políticos ganharam popularidade com as ações de enfrentamento à crise provocada pela pandemia da Covid-19. A aprovação de Rui Costa subiu três pontos percentuais no período, enquanto ACM Neto teve acréscimo de mais cinco pontos.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0