ENEM 2020: Este item será obrigatório durante realização do exame

Editais publicados pelo MEC determinam o uso obrigatório de máscaras nos locais de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Novos editais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) determinam o uso obrigatório de máscaras nos locais de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os documentos também reforçam outros procedimentos de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre as pessoas e medidas para organização de salas e vistoria de materiais. As determinações podem ser acessadas pelo site do MEC.

ENEM 2020: Este item será obrigatório durante realização do exame

ENEM 2020: Este item será obrigatório durante realização do exame. (Imagem: Google)

Os candidatos e acompanhantes de lactantes deverão usar máscaras desde a entrada nos locais de prova até a saída. Será permitido levar mais de uma para trocar durante o período de realização, que será de cinco horas e meia no primeiro dia e cinco no segundo. Quem não usar o acessório cobrindo totalmente o nariz e a boca durante o tempo previsto será eliminado do exame.

As exceções de aplicam a pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras. A retirada da máscara apenas será permitida no momento de entrada em sala, para identificação do estudante. A orientação é para que o manuseio do acessório seja feito pelas laterais, sem tocar na parte protetora. O governo prevê um gasto extra de R$ 70 milhões com a aplicação do Enem.

Cronograma do Enem 2020

Ao todo, 5,8 milhões de candidatos se inscreveram para a edição deste ano. Destes, 96 mil optaram pelo Enem Digital. O edital publicado também atualizou oficialmente as datas de realização. As provas, que estavam previstas para novembro, foram adiadas para janeiro e fevereiro em razão da pandemia do novo coronavírus e da suspensão de aulas em todo o país.

Leia mais: Governador do Maranhão diz que não há previsão para retorno das aulas.

A estrutura do exame será mantida, com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação (para candidatos prejudicados por eventuais problemas de estrutura): 24 e 25 de fevereiro
  • Resultado: a partir de 29 de março
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0