ENEM 2020: Faltam 10 dias para a prova; relembre as NOVIDADES desta edição
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) está chegando. Os inscritos já pode acessar a data, hora e o local de aplicação do exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) está chegando. Os inscritos já podem acessar o cartão de confirmação e também a data, hora e o local de aplicação do exame que será nos dias 17 e 24 de janeiro para 5.783.357 de estudantes inscritos.
Datas e horários da prova
As provas do Enem ocorrerão em dois domingos, 17 e 24 de janeiro de 2021, no período da tarde. No primeiro domingo do exame são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo domingo serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
O INEP lembra ainda os candidatos que a aplicação do Enem 2020 impresso segue o horário de Brasília, sendo:
- 12h – Abertura dos portões;
- 13h – Fechamento dos portões;
- 13h30 – Início das provas;
- 19h – Término das provas do 1º dia;
- 18h30 – Término das provas 2º dia.
A prova terá uma redação e 45 questões em cada uma das 4 áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Leia mais: Inscrições do ProUni e Fies 2021 começam em breve; veja cronograma e NOVAS regras
Novidades Enem 2020
A edição do Enem 2020 conta com algumas novidades, sendo elas:
- Aplicação em computador para 100 mil participantes que escolherem participar da primeira edição do Enem Digital;
- Atendimentos específicos agora fazem parte do atendimento especializado;
- Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela, desde que tenham solicitado durante a inscrição;
- Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que solicitem atendimento especializado durante a inscrição;
- Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas;
- Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile;
- Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação;
- Inclusão de foto no sistema de inscrição será obrigatória;
- Participantes com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o Inep para comprovar a condição. Eles não poderão comparecer ao local de provas, mas terão a oportunidade de participar da reaplicação;
- Participantes deverão marcar a cor do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.