Inscrições do ProUni e Fies 2021 começam em breve; veja cronograma e NOVAS regras

As inscrições para o Programa ProUni e do Programa Fies acontecerão ainda neste mês de janeiro de 2021, de acordo com o MEC.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies 2021) acontecerão ainda neste mês de janeiro. O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o calendário completo com início e fim das inscrições e também a data de quando sairá à lista de aprovados.

Inscrições do ProUni e Fies 2021 começam em breve; veja cronograma e NOVAS regras

Inscrições do ProUni e Fies 2021 começam em breve; veja cronograma e NOVAS regras (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Inscrições do ProUni

Para participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), os candidatos devem realizar suas inscrições entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021, no site do ProUni. O resultado da primeira chamada está previsto para sair no dia 19 de janeiro.

Neste ano o programa conta com uma mudança, as notas usadas na escolha do processo seletivo serão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

O motivo é justamente por causa da prova do Enem de 2020, pois, ele teve a sua data alterada, em virtude da pandemia, e por isso a sua prova será em janeiro de 2021 com os resultados divulgados somente em março.

Leia mais: SISU, ProUni e FIES em 2021 ganham novas regras; confira antes de se inscrever

Inscrições do Fies

No decorrer do ano de 2021 o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibilizará 93 mil vagas para abertura de novos contratos universitários, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A mesma quantidade de vagas também está previsto para os anos de 2022 e 2023, no entanto, esse número pode sofrer reajuste.

O Fies conta com duas edições anuais. Na primeira edição de 2021 vai abrir às inscrições do dia 26 a 29 de janeiro, e  usará notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, pois, a nota da edição do Enem de 2020 sairá somente em março. Ainda não foi divulgado a quantidade de vagas que será liberada nesta primeira edição.

Os candidatos do Fies devem passar por duas categorias. Na primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos.

Já na segunda que é chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O resultado da primeira chamada deve sair no dia 2 de fevereiro de 2021 e os candidatos devem realizar a inscrição no site oficial do programa.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0