Enem 2020: Saiba QUANDO o gabarito oficial vai sair e onde acessar
O primeiro dia de prova do Enem 2020 aconteceu ontem, domingo (17). O gabarito oficial só é divulgado depois do segundo dia de prova.
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) aconteceu neste domingo (17). Agora, os candidatos aguardam ansiosos o gabarito oficial para saber quantas questões acertaram. O gabarito oficial, porém, só é divulgado depois do segundo dia de prova. Ou seja, após o dia 27 de janeiro.
Gabarito oficial do Enem 2020
Conforme está no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o gabarito oficial só é divulgado após três dias da realização das provas. O segundo e último dia da prova será no dia 24 de janeiro, ou seja, o gabarito estará disponível em 27 de janeiro de 2020.
Todavia, no caso dos exames digitais o gabarito será disponibilizado em 10 de fevereiro.
Todas as informações podem ser encontradas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também no aplicativo do Enem, disponível para Android e IOS.
Enem 2020
O primeiro dia de prova do Enem 2020 aconteceu neste domingo (17), e o segundo dia será no próximo domingo (24).
A prova digital, que é novidade do Enem 2020, acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, no entanto, é apenas para os candidatos treineiros.
Leia mais: Sisu 2021: UFPE altera pesos e ponto de corte em 24 cursos através do Enem
Como calcular a nota do Enem
Para calcular a sua a nota final do Enem, não basta somar a quantidade de acertos na prova. O cálculo do Enem segue o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, a nota final é calculada baseado na coerência das respostas do candidato.
O objetivo do método é para nivelar de forma mais justa os estudantes e evitar que ganhem pontos por chute. Por isso que a prova do Enem é divida em questões de nível fácil, médio e difícil. Quanto maior a coerência entre os níveis das questões acertadas, maior a nota do candidato.
Com a nota do Enem é possível ingressar em universidades públicas e privadas. A seleção acontece por meio dos programas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além do mais, algumas universidades privadas oferecem bolsas de estudos somente pela nota do Enem, ou seja, não é preciso realizar prova.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.