Energia mais cara? Aneel-AC informa reajuste de 4,87% na conta de luz

Em razão das flexibilizações nas empresas de energia por causa da pandemia do Corona Vírus, uma revisão tarifária é proposta no Estado do Acre, por agência responsável pela distribuição em todo o estado. A  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta quarta-feira (16) a consultoria pública.

Energia mais cara? Aneel-AC informa reajuste de 4,87% na conta de luz
Energia mais cara? Aneel-AC informa reajuste de 4,87% na conta de luz (Produção: Google)

Nesta última quarta-feira (16), foi aberto e divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEE) a consulta pública de número 055\2020, com a proposta de revisar as tarifas cobradas pela distribuidora de energia do estado, a Energisa.

O estado contará agora com um reajuste de 4,87% nas constas de luz. Foi relato pelo diretor da agência Sandoval Feitosa, que a reversão está sendo feito em razão das flexibilização nas tarifas por causa da pandemia do Corona Vírus, ele diz também que é preciso atenuar os impactos em 75% agora, para que no ano que vem precise ser ajustado somente 25%.

Segundo os organizadores, a consulta pública já está disponível para os consumidores, a revisão extraordinária das tarifas podem ser acessadas no site da ANEEL.

A Energisa é responsável por distribuir energia elétrica para cerca de 272 mil unidades que consomem.

Leia mais: Juiz Federal e defensoria pública proibem o INSS de suspender benefício de seringueiros no Acre

Aneel informa tarifa mais caras

As audiências públicas para as decisões nas mudanças das tarifas estarão acontecendo de forma online, e no dia quinze de outubro será possível manifestar-se oralmente contra ou favor, também é possível enviar formulários de contribuições dia 16 de setembro a 30 de outubro pelo site da ANEEL. 

Se for aprovada, a tarifa da empresa Energisa Acre entrará em vigor a partir do dia 13 de dezembro deste ano, as informações sobre os cálculos da tarifa que está sendo proposta, assim como os formulários também estão disponíveis no site.

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.