Esperança na pandemia? Expectativa de melhora do comércio cresce 7,2% este mês

Icec teve alta em setembro, atingindo 14,4% em comparação com agosto. Expectativa de melhoria no mês é de 7,2%, esperança para o comércio.

Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) registrou alta histórica em setembro, atingindo 14,4% em comparação com agosto. Expectativa de melhoria no mês é de 7,2%. A medição é feita pela CNC (pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) desde abril de 2011.

Esperança na pandemia? Expectativa de melhora do comércio cresce 7,2% este mês (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Esperança na pandemia? Expectativa de melhora do comércio cresce 7,2% este mês (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Todos os componentes do indicador apontaram alta em setembro comparado ao mês de agosto. Segundo a Agência Brasil, a situação atual do empresariado subiu 42,1%. Sendo uma escalada puxada principalmente pelo componente de confiança no momento atual da economia – alta de 65,6%.

Leia mais: Serasa anuncia campanha de quitação de dívidas com até 50% de desconto

Apesar do índice ter atingido uma porcentagem recorde no mês, o indicador chegou a 91,6 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. É 23,1% abaixo do patamar de setembro de 2019.

Segundo nota do presidente da CNC, José Roberto Tadros, a expectativa é que o relaxamento das medidas de distanciamento social mantenha a retomada da atividade econômica no terceiro trimestre do ano.

“O volume de vendas do comércio tem apresentado crescimento nos últimos meses, impulsionado pela reabertura das lojas do varejo não essencial, o que tem impactado na percepção cada vez mais otimista dos comerciantes”, disse Tadros.

Expectativa do comércio com futuro

Influenciadas pelo aumento da confiança no futuro da economia, que teve alta de 9,7%, as expectativas com o comércio cresceram 7,2%.

Já as contratações de funcionários – com alta de 22,3%, estimularam as intenções de investimentos, que cresceram 13,1%.

Fazendo comparação com o mesmo período no ano passado, as pesquisas tiveram resultados opostos, com queda em todos os componentes. As condições atuais caíram 41,5%, com recuo 52,3% no atual momento da economia.

As expectativas recuaram 13,1%, também com destaque para a confiança na economia (-16,1%). Houve queda nas intenções de investimentos com 21,7%, com destaque para os investimentos na empresa, apontando -32,3%.

Confiança crescente consecutiva

Em agosto, a confiança do empresário do comércio também havia batido recorde histórico e aumento de percentual na comparação com julho de 2020.

De acordo com informações da Agência Brasil, mês passado foi registrado taxa mensal positiva pelo segundo mês consecutivo. Tornando setembro o terceiro com bons índices.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0