Estudantes voltam as aulas nesta segunda-feira (16) em Alagoas

Estudantes voltam as aulas nesta segunda-feira (16) em Alagoas e escolas devem seguir rigorosamente os protocolos de segurança.

Estudantes voltam as aulas nesta segunda-feira (16) em Alagoas e escolas devem seguir rigorosamente os protocolos de segurança contra Covid-19. A retomada será semipresencial, com aulas híbridas revezando em atividades presenciais e online.

Estudantes voltam as aulas nesta segunda-feira (16) em Alagoas

Estudantes voltam as aulas nesta segunda-feira (16) em Alagoas (Foto: Reprodução Google)

Aos alunos da rede estadual de Alagoas, as escolas retomam as atividades presenciais nesta segunda-feira (16). O formato híbrido foi adotado e todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 devem ser seguidos rigorosamente, pelas instituições e pelos estudantes. 

As atividades foram suspensas a cerca de um ano, por causa da pandemia gerada pelo vírus da Covid-19. Desde março de 2020, os estudantes estavam assistindo aulas de maneira remota em plataformas online, para evitar o contágio.

Agora, as escolas da rede estadual de ensino de Alagoas voltaram a receber os alunos, e as atividades semipresenciais iniciam hoje (16). A Secretária de Saúde de Alagoas, recomenda que professores, funcionários e estudantes estejam atentos aos cuidados com limpeza e proteção contra o vírus. 

Contudo, vale lembrar que o retorno não acontecerá de maneira integral, a presença dos alunos será dividida através de um revezamento semanal, onde as salas de aulas contaram com 50% da capacidade de alunos. 

O professor Antônio Silva da rede estadual, pontuou a importância do acompanhamento presencial no desenvolvimento intelectual dos alunos. Desde o início da pandemia, muitos estudantes foram afastados das escolas por que não conseguiam manter o foco nas aulas, por diversos fatores. 

“Os professores mandam atividades online, mas os alunos não conseguem realizá-las porque eles não têm recursos ou não têm acompanhamento. Em sala de aula a gente consegue controlar os alunos, mas fora dela, não. Já ouvi relatos de alunos que em casa eles não têm um acompanhamento e ficam perdidos”, destacou o professor. 

Leia mais: Jaboatão agenda vacinação contra Covid para pessoas a partir de 22 anos

Seguimento do protocolo de segurança para maior proteção

Segundo a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), órgão responsável pela fiscalização das escolas, a maioria das unidades de ensino estão aptas para receber os estudantes com atividades presenciais.

O Protocolo de Gestão Escolar deve ser seguido com as medidas adequadas para o momento pandêmico.

O uso de máscara é obrigatório nas salas de aulas e áreas de convivência. A escola deve ainda fornecer álcool em gel demasiadamente para os alunos e funcionários, além de garantir o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0