Prefeito divulga novo decreto e flexibiliza setores do comércio de Jequié-Ba

A prefeitura de Jequié, no sudoeste da Bahia, publicou um novo decreto com medidas relacionados à pandemia. De acordo com o documento, o toque de recolher continua entre 18 e 5 horas da manhã. No período, fica proibida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade. As principais mudanças são relativas à flexibilização de alguns setores do comércio.

Prefeito divulga novo decreto e flexibiliza alguns setores do comércio de Jequié-Bahia
Prefeito divulga novo decreto e flexibiliza alguns setores do comércio de Jequié-Bahia. (Imagem: Divulgação Prefeitura)

Missas e cultos poderão ocorrer sem a presença de pessoas com mais 60 anos com comorbidades. O decreto também limita o público a 20% da capacidade do local nos templos religiosos, com distância mínima de dois metros entre os fiéis.

Retomada do comércio em Jequié

Os setores com reabertura permitida são: lojas de artigos esportivos; lojas de departamento e variedades; livrarias e papelarias; lojas de calçados e vestuário; varejo de móveis, design e decoração; tecidos, armarinhos e afins; centros de formação de condutores; salões de beleza, barbearias e similares; hotéis, pousadas e pensões; clubes de serviços; igrejas e templos religiosos; clínicas médicas, odontológicas e veterinárias; e museus.

Pelo menos doze municípios da Bahia já iniciaram a reabertura do comércio local. A medida vai na contramão das orientações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que destacou a importância de manter o fechamento de espaços comerciais para evitar proliferação da Covid-19.

Entre as cidades que flexibilizaram o funcionamento de atividades comerciais estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal, Itabela, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Valente, Teixeira de Freitas, Jacobina, Serrinha e Amargosa.

Leia mais: Ambulantes de Salvador voltam a rotina após lockdown.

A Bahia registrou 3.998 novos casos da Covid-19 e 54 novas mortes, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com isso, o número de casos confirmados da doença chega a 175.389 no estado; as mortes somam 3.678. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos foi de 2,3%, e de mortes, 1,5%.

O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Jequié na segunda-feira mostra uma ocupação de 97,4% dos leitos de UTI para tratamento de Covid-19. Ainda segundo o boletim, 71 novos casos foram registrados na cidade em 24 horas. O município soma 3.485 confirmações de pacientes com Covid-19 e 85 mortes.

Facebook Comments

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.