FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos

O FIES e o ProUni são programas que tem o principal intuito de auxiliar os estudantes no ingresso ao ensino superior. Confira as regras!

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) são programas que tem o principal intuito de auxiliar os estudantes no ingresso ao ensino superior. O FIES atua no ensino privado através da possibilidade de financiamento no qual é pago logo após a conclusão do curso. O ProUni 2021 funciona oferecendo bolsas de estudo por meio do ENEM na modalidade integral ou parcial.

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

Muitos estudantes almejam ingressar no ensino superior e usam do FIES e ProUni para a realização dos seus sonhos. Ambos direcionados às instituições privadas, mas que garantem uma oportunidade com chances através de financiamentos ou bolsas de estudo.

Para fazer as inscrições dos programas, é preciso ter realizado o ENEM, pois só através dele que será possível ter acesso ao desempenho do aluno. Neste ano, por ser um período atípico de pandemia, as datas das provas foram adiadas para janeiro de 2021.

Contudo, para seguir o cronograma dos programas estudantis, a nota usada será a que for referente ao ano de 2019. A primeira edição das inscrições do FIES será nos dias 26 a 29 de janeiro. Já o resultado está marcado para o dia 2 de fevereiro.

O FIES lançou o edital do programa de financiamento. Para conseguir o documento completo, acesse aqui.

Leia mais: Faculdade SENAC oferece mais de 70 vagas gratuitas para ESTE grupo em Pernambuco

Com o ProUni, a edição do ENEM 2019 também será utilizada. Nesta primeira edição, as inscrições acontecem entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2020 e o resultado está previsto para 19 de janeiro.

Para as provas de 2020, o desempenho está previsto para ser avaliado em abril, mês em que haverá outras edições dos programas de acesso ao ensino superior.

Os editais tem a principal função de discorrer sobre os programas, reiterar sobre as datas e vagas, por exemplo. Por deste, o estudante pode saber informações sobre as inscrições, por exemplo, as regras e tudo que se refere ao momento classificatório em questão.

Para ter acesso ao edital que garante bolsas de estudo integrais ou parciais com o nome de ProUni, clique aqui.

Sobre as inscrições

As inscrições serão realizadas nos portais oficiais dos programas e devem seguir o passo a passo designado no site. Ambos, tanto o FIES quanto o ProUni, apresentam um questionário familiar, social e de comprovação de renda. Essas são etapas necessárias para concorrer às vagas.

A candidatura ao ProUni ocorre através do site do programa. Neste caso, o estudante precisa ter realizado o ENEM anterior e comprovar renda familiar de até 1,5 para bolsas integrais e de até 3 para bolsas parciais.

Leia mais: Enem 2020: Inep divulgada DATA de emissão do cartão de confirmação da inscrição

Caso tenha interesse no financiamento por meio do FIES, o estudante deve acessar o portal do programa. É necessário que o mesmo tenha feito alguma edição do ENEM depois de 2010, não ter zerado a redação e conquistado uma nota acima de 450 pontos.

Calendário completo do Fies e ProUni 2021

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos (Imagem: Portal FDR)

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos

FIES e ProUni 2021: Calendários, editais e regras de inscrições nos processos seletivos (Imagem: Reprodução/ Google)

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0