Fortaleza é a capital com maior taxa de mortes por Covid-19

O Ministério da Saúde revelou que Fortaleza é a capital do Brasil com a maior taxa de mortes por coronavírus.

O Ministério da Saúde revelou que Fortaleza é a capital do Brasil com a maior taxa de mortes por coronavírus. O levantamento mostrou que para cada 100 mil habitantes são 138,2 mortes. Em todo país a taxa é de 46,9. De 100 mil óbitos ocasionados pelo vírus no Brasil, 3,7 mil foram contabilizados em Fortaleza.

Fortaleza é a capital com maior taxa de mortes por Covid-19

Fortaleza é a capital com maior taxa de mortes por Covid-19. (Imagem: Google)

O órgão nacional apontou ainda que taxa de letalidade na capital cearense é de 8,6%, isso quer dizer que de cada 100 pessoas que testam positivo para o vírus, 8,6 não resistem. Esse número representa mais que o dobro do dado do país, que apontou 3,4%, segundo o Ministério da Saúde.

Leia mais: Em Fortaleza, clientes lotam agência da Enel em busca de parcelamento

Especialista fala sobre alta taxa de mortalidade em Fortaleza

Os dados no Ministério da Saúde provocaram um alerta nas autoridades em saúde. Segundo o pesquisador e gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Antônio Lima Neto, a alta taxa de mortalidade em Fortaleza é atribuída a dois fatores:

A presença do vírus em bairros da periferia, onde foi difícil o distanciamento social e dificuldades para adquirir insumos hospitalares, entre eles, ventiladores mecânicos, principalmente quando o surto estava em alta no Ceará.O especialista em saúde disse ainda que houve a entrada de uma cepa do Sars-Cov-2 restrita ao estado, que seria mais forte.

Por conta do coronavírus, o Estado do Ceará parou. Estabelecimentos comerciais como bares, festa e eventos foram e seguem suspensos, assim como as aulas presenciais. Algumas áreas do comércio estão liberadas, desde que os responsáveis sigam os protocolos de segurança sanitária, como fornecer álcool gel e respeitar o distanciamento.

As três primeiras mortes por Covid-19 foram divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde no dia 15 de março. A capital cearense está atualmente com quase 43 mil casos, segundo a plataforma IntegraSUS.

A secretária da Saúde da capital, médica Joana informou que a fase mais crítica já foi amenizada e hoje o coronavírus possui “baixa circulação viral”, no entanto, a profissional falou que ainda é preciso seguir o distanciamento social, pois a doença não foi erradicada por completo.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0