Eleições 2020: Calendário eleitoral informa inicio de propaganda neste domingo (27)

Pela data prevista no calendário eleitoral disponibilizado pelo TSE, as propagandas das eleições 2020 tem inicio no próximo domingo (27).

Seguindo a ordem das datas previstas no calendário eleitoral disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, as propagandas das eleições 2020 tem inicio no próximo domingo (27).

Eleições 2020: Calendário eleitoral informa inicio de propaganda neste domingo (27)

Eleições 2020: Calendário eleitoral informa inicio de propaganda neste domingo (27) (Foto:Reprodução Google)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no inicio deste ano o calendário eleitoral para as eleições municipais de Prefeitos e Vereadores. Sendo a ordem das datas, as propagandas eleitorais tem inicio no próximo domingo (27)

A partir desta data, os candidatos podem colocar nas ruas suas propagandas, passeatas, carros eleitorais, panfletagem e também divulgação nas redes sociais estarão permitidas para a preparação das eleições municipais.

Nas épocas de eleição, bandeiras, adesivos de carros dos partidos, são muito comuns nas divulgações das chapas eleitorais. Em todo o país acontecem movimentações até o dia do primeiro turno.

A analista judiciaria da Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER\PA) afirma que é permitido os votos nas redes sociais, a divulgação das ementas com as propostas dos candidatos. Comícios e reuniões publicas também serão permitidas respeitando todas as regras de distanciamento social, para evitar a propagação do Corona Vírus. O uso de mascara é obrigatório.

Foi confirmado ainda que brindes como camisetas, mascaras, bonés ou qualquer outro tipo de material não são permitidos e quem violar as regras pode ser punido.

Leia mais: Eleições 2020: TSE lança ‘Pardal’, aplicativo para fiscalização e combate à corrupção

Primeiro nas redes, depois na TV nestas eleições 2020

No domingo (27) é iniciada a campanha nas redes sociais e nas ruas, porém nas redes de televisão e de rádio o período só será iniciado no dia 9 de outubro. A propaganda eleitoral é obrigatória nos veículos de informação.

O calendário divulgado, pontua ainda que no dia 28 de setembro é preciso informar a indicação das emissoras “Último dia para o tribunal regional eleitoral indicar as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos de município onde não haja emissora de rádio e de televisão, caso requerido (Lei nº 9.504/1997, art. 48)”

É possível consultar o calendário eleitoral disponibilizado pelo TSE, no site do Tribunal. O primeiro turno das eleições está previsto para o dia 15 de novembro, e vai até o dia 29 de novembro quando acontece o 2º turno.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0