Gasolina mais barata! Petrobrás anuncia redução de 4% nos postos de todo o país

A Petrobrás anunciou a redução no preço geral da gasolina, desde o início deste ano, os valores do combustível estão sendo alterados.

A Petrobrás anunciou na última quinta-feira (15) a redução no preço geral da gasolina. Desde o início deste ano, os valores do combustível estão passando por alterações significativas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou que a gasolina subiu em 1,95% na média geral em todo o país no mês de setembro.

Gasolina mais barata! Petrobrás anuncia redução de 4% nos postos de todo o país (Foto: Reprodução Google)

Gasolina mais barata! Petrobrás anuncia redução de 4% nos postos de todo o país (Foto: Reprodução Google)

Porém, mesmo com aumento, segue concentrando queda de 4,10% de janeiro até setembro. Agora, a redução segue em 4% no preço médio, o preço vem sendo reduzido nas refinarias e chegam até os postos de combustíveis em menor valor.

A companhia defende ainda que, as revisões gerais dos preços realizada pela estatal podem afetar ou não os valores que chegam até os consumidores.

Os valores finais dependem não somente dos preços das refinarias, mas também dos impostos, taxas custos de mão de obra e a margem de lucro de cada posto de distribuição.

Leia mais: Prevista para novembro a chegada da nova gasolina no Piauí

As mudanças do preço da gasolina ao longo do ano

Ao longo deste ano, o combustível teve diversas alterações. No mês de setembro sofreu 4 alterações nos valores em 3%, 4% e 5% na gasolina, de aumento foi registrado no preço do litro em todo o país.

A Petrobrás afirma também que a gasolina e o diesel que são vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos vendidos aos consumidores nos postos de combustíveis.

Nas bombas os produtos passam por alterações, e chegam ao consumidor como um tipo de mistura, formados a partir do tipo “A” misturados a biocombustíveis.

O novo valor vale está valendo desta a última sexta-feira (16), na venda às distribuidoras. O diesel não teve o preço modificado.

“Desde janeiro de 2020, o preço médio da Petrobras acumula uma queda de 24,3% no preço do diesel vendido às distribuidoras e uma redução acumulada de 9,1% no caso da gasolina. Para se ter uma ideia, o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,74 por litro após o reajuste. Entre julho e agosto, o preço médio da Petrobras correspondeu a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos de combustíveis”, explicou a companhia.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0