Eleições 2020 Belém: Pesquisa revela que este é candidato favorito ao cargo de prefeito

A pesquisa Ibope mas recente para a prefeitura de Belém nestas eleições aponta liderança do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL). Ele acumula 38% das intenções de voto e tem ampla vantagem do segundo colocado, Priante (MDB), que tem 15%. O levantamento foi realizado entre 21 e 23 de outubro e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2020 Belém: Pesquisa revela que este é candidato favorito ao cargo de prefeito
Eleições 2020 Belém: Pesquisa revela que este é candidato favorito ao cargo de prefeito. (Imagem: Google)

Confira a corrida para a prefeitura de Belém nestas eleições

Apesar da vantagem de Rodrigues, Priante conquistou cinco pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior do Ibope, de 3 de outubro. Ele aparece tecnicamente empatado com um bloco de candidatos. Thiago Araújo também registrou alta, passando de 4% para 8%. Delegado Federal Eguchi e Vavá Martins também estão empatados no limite da margem de erro. Veja os resultados:

  • Edmilson Rodrigues (PSol): 38%
  • Priante (MDB): 15%
  • Thiago Araújo (Cidadania): 8%
  • Delegado Federal Eguchi (Patriota) e Vavá Martins (Republicanos): 7%
  • Cássio Andrade (PSB): 4%
  • Gustavo Sefer (PSD): 3%
  • Mário Couto (PRTB) e Guilherme Lessa (PTC): 1%

Os candidatos Dr. Jerônimo (PMB), Cléber Rabelo (PSTU) e Jair Lopes (PSTU) não foram citados. Votos brancos e nulos somam 10% e outros 5% dos entrevistados ainda estão indecisos.

O sucesso de Edmilson Rodrigues deve-se à união dos partidos de esquerda em Belém. O deputado federal tem chances claras de retornar à prefeitura, onde foi prefeito entre 1997 e 2004. Rodrigues conseguiu reunir PSol, PT, PCdoB, PDT, Rede e UP. O adversário José Priante (MDB) é primo do governador Hélder Barbalho (MDB), e Thiago Araújo (Cidadania) é o candidato do prefeito Zenaldo Coutinho.

Leia mais: Na reta final das eleições 2020 em Porto Velho, veja resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura

A pesquisa anterior também levantou os percentuais de rejeição dos candidatos. Priante foi o mais citado, por 40% dos entrevistados; seguido por Edmilson Rodrigues, com 30%. Mario Couto teve 24% de menções negativas; Gustavo Sefer, 18%; Cassio Andrade, 17%; Vavá Martins, 16%; Thiago Araújo, 13% e Delegado Federal Eguchi, 11%.

O primeiro turno das eleições será no próximo domingo (15). Para votar, é necessário estar de máscara e levar um documento oficial com foto. O horário de votação será das 7 às 17 horas, sendo que as primeiras três horas serão preferenciais para eleitores com mais de 60 anos.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.