Governo estipula prazo para as escolas do Ceará retomarem as atividades

Secretário da Saúde do Estado do Ceará diz em entrevista que a educação deve retomar as atividades presenciais a partir de setembro.

Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, diz em entrevista que a educação deve retomar as atividades presenciais a partir de setembro.

Governo estipula prazo para as escolas do Ceará retomarem as atividades

Governo estipula prazo para as escolas do Ceará retomarem as atividades. (Fonte:Google)

Retomada em fases

O Governo do Estado preparou um plano de retomada das atividades. No entanto, essa ação não se dará de vez, mas sim por fases.

De acordo com o secretário, Dr. Cabeto, o plano foi elaborado em ação conjunta. O que mostra, então, a preocupação do governo do estado com vários aspectos dessa retomada.

Essa proposta está nos moldes do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado. O plano está pronto, mas ainda precisa da aprovação do Comitê Científico, para só então ser colocado em prática.

O secretário Cabeto afirmou que:

“Tem uma proposta de faseamento com percentuais de abertura, colocando prioridades ora por atenção à educação infantil, ora para o ensino universitário. Vamos agora discutir quem fica em que fase; e isso provavelmente começaria em setembro e se encaminharia até outubro”.

Cabeto afirmou que há dentro da proposta, o objetivo de realizar uma grande testagem. Em escolas públicas, mas também nas instituições particulares. Desse modo, então, se pretende testar tanto alunos, quanto professores e funcionários.

No entanto, para os profissionais envolvidos no ensino, a testagem será antes do retorno às atividades presenciais.

Aliando forças para a retomada da educação no Ceará

Para o secretário, a retomada precisa também ser ação conjunta com a sociedade. Isso porque, na entrevista ele afirma que, se alguém que esteja ligado diretamente a um aluno apresentar sintomas, deve procurar ajuda médica. Da mesma forma, caso um aluno apresente sintomas gripais compatíveis com o Corona, deve realizar o teste e não retomar suas atividades escolares presenciais.

O Governo Federal disponibilizou o Site Saúde Digital para auxiliar a população nesse momento.

Leia mais: Ministro da Educação considera atrasada a liberação da internet gratuita para alunos de baixa renda

Retomada da educação presencial no Brasil

Ainda é um assunto muito delicado, pois está ligado à preservação da saúde de milhares de crianças, inclusive da educação infantil.

No entanto, alguns estados já sinalizaram que pretendem iniciar a retomada das atividades escolares presenciais. É o caso de:

  • Distrito Federal
  • Acre
  • Paraná
  • Rondônia
  • Tocantins
  • Rio Grande do Norte
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Piauí
  • Maranhão

Alguns estados divulgaram datas de início desde o mês de agosto. Contudo, após analisarem a situação acabaram adiando.

admin_admin
Escrito por

admin_admin

Carregando… aguarde.

0