ID Jovem: Conheça o programa que dá Direito à meia-entrada em Shows e Eventos
Conheça o programa que permite a entrada gratuita em eventos culturais e artísticos. Clique aqui e saiba tudo sobre o ID Jovem. Confira!
Se você prefere pagar pouco nos ingressos de shows, cinemas, peças teatrais e até mesmo em passagens de viagens, então, você precisa conhecer o programa ID Jovem. Saiba que ele disponibiliza vários benefícios como esses.
O programa ID Jovem oferece diversas vantagens aos jovens de baixa renda. Esse benefício social é uma iniciativa do Governo Federal, no qual busca garantir o acesso desta população aos eventos culturais, esportivos, entre outros.
Porém, assim como os demais benefícios, existem alguns requisitos que você precisa se encaixar para ter direito. Quer saber quais são? Então, acompanhe o conteúdo até o final e saiba como funciona. Vamos lá!
O que é o ID Jovem?
O programa Identidade Jovem é um benefício voltado aos jovens entre 15 a 29 anos, considerados de baixa renda. A sua finalidade é assegurar a sua entrada em eventos artísticos, além de viagens interestaduais gratuitas. Mas afinal, como ele funciona?
Esse programa permite que esses jovens tenham acesso à meia-entrada ou ingressos gratuitos nesses eventos. Ao longo do texto, você saberá todos os benefícios que o projeto disponibiliza.
Além disso, é importante ressaltar que o programa social é gerenciado pela Secretaria Nacional da Juventude, que visa garantir os direitos previstos no Estatuto da Juventude.
Contudo, não é qualquer pessoa que pode ter direito ao benefício, existem algumas regras que devem ser cumpridas.
Quem tem direito ao benefício?
Para garantir o direito ao ID Jovem, é necessário que você se encaixe nas regras estabelecidas pelo governo. Abaixo, é possível conferir todas as categorias para garantir o direito ao benefício. Confira!
- Ter idade entre 15 a 29 anos;
- Possuir renda familiar mensal de até 2 salários mínimos;
- Ser inscrito do CadÚnico, com o NIS ativo.
É importante ressaltar que o jovem pode ser estudante ou não, e precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único, no mínimo de 2 anos. Lembre-se que esse último requisito é um dos mais importantes.
Como fazer a inscrição no Cadastro Único?
Por isso, se você ainda não possui inscrição no CadÚnico, procuro fazer o quanto antes. O processo é bem simples, basta comparecer a uma unidade do CRAS mais próxima da sua casa, com os documentos necessários.
Quais são os benefícios concedidos pelo ID Jovem?
Como citamos no início, o ID Jovem oferece entrada gratuita e descontos de 50% em eventos culturais-artísticos. No entanto, quais são os tipos? Abaixo, vamos explicar detalhadamente cada benefício oferecido pelo Identidade Jovem. Confira!
Meia-entrada em eventos artísticos
Esse é um dos benefícios mais procurados pelo programa Identidade Jovem. Isso porque, ele permite aos jovens o acesso a diversos eventos de entretenimento. Lembrando que esse é um dos principais objetivos do projeto.
Com o benefício, você tem direito a um desconto de 50% em cima do valor total do ingresso, possibilitando uma grande economia no bolso, não acha? Os tipos de eventos são:
- Show;
- Cinema;
- Peças de teatros;
- Parque de diversão;
- Eventos artísticos, culturais e esportivos.
Viagens entre estados de maneira gratuita
Outro benefício garantido pelo programa Identidade Jovem são as gratuidades nas passagens de viagens. Isso mesmo! Você tem a oportunidade de viajar de graça com o documento.
No entanto, é importante ressaltar que esse benefício só é válido apenas para viagens interestaduais. As intermunicipais não estão incluídas no programa ID Jovem do Governo Federal.
Você pode viajar em ônibus, trens ou embarcações. Contudo, para garantir o seu direito, é necessário solicitar a vaga com no mínimo três horas de antecedência, conforme o horário de saída do transporte. Dessa forma, é possível fazer a viagem gratuitamente.
Inscrição do ENEM gratuita
Caso você ainda não saiba, o ID Jovem isenta os estudantes que estão concluindo o ensino médico a pagar a inscrição. Com esse documento, é possível realizar o ENEM de forma gratuita, sem precisar desembolsar o valor da taxa.
Esses são os principais benefícios que o programa Identidade Jovem oferece aos beneficiários. É fundamental saber quais são os seus direitos, para aproveitar o seu documento da melhor forma.
Como emitir o ID Jovem?
Se você conferiu todas as informações e viu que tem direito ao programa ID Jovem, o próximo passo é solicitar a sua carteirinha. Nesta etapa, é fundamental atentar-se às principais informações, como documentação, entre outros pontos.
Isso porque, o processo exige um pouco mais de cuidado, principalmente na hora de preencher as informações solicitadas. Quer saber como fazer o seu cadastro? Então, basta clicar no botão abaixo para ver todas as orientações detalhadas. Confira!