Como se Cadastrar no ID Jovem e ter Direito à meia-entrada em Shows e Eventos

Saiba como se cadastrar no benefício ID Jovem e ter direito a viagens de graça, descontos de 50% em shows e outros eventos. Confira!

O programa ID Jovem é um benefício voltado aos jovens brasileiros de baixa renda, no qual permite acesso à cultura, ao território e à mobilidade. A carteirinha em formato virtual, possibilita o direito a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos 

Além disso, o beneficiário também possui a oportunidade de viajar de graça, mas apenas em viagens interestaduais. É importante ressaltar que esse programa é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciado pela Secretaria Nacional da Juventude.  

Mas afinal, como é possível ter direito ao programa ID Jovem e qual a validade da carteirinha? Neste conteúdo, você encontra tudo o que precisa saber para dar entrada na sua solicitação. Vamos lá?

Quais são os requisitos para se cadastrar no ID Jovem?

Assim como os demais benefícios do governo, o ID Jovem tem regras estabelecidas que precisam ser cumpridas pelos solicitantes. Isso porque, não é qualquer pessoa que tem direito ao programa Identidade Jovem. 

Para garantir o direito, é importante se encaixar nas categorias estipuladas pelo programa. E quais são elas?

  • Ter idade entre 15 a 29 anos; 
  • Possuir renda familiar mensal de até 2 salários mínimos; 
  • Ser inscrito do CadÚnico, com o NIS ativo;
  • Estar com a inscrição atualizada.

Essas são as principais condições que os beneficiários precisam cumprir para dar entrada no processo de solicitação. O cadastro no CadÚnico é fundamental para garantir o seu direito, por isso, você precisa estar inscrito no programa. 

Além disso, não é necessário que os solicitantes sejam estudantes, isso porque, o benefício vale para todos que atendam os requisitos.

Na hora de começar essa etapa, é importante dar atenção às principais informações, para evitar que contratempos surjam durante o processo. Outro detalhe essencial é a relação de documentos, você precisa saber quais precisa reunir. 

Como se inscrever no Cadastro Único?

O processo é muito simples, basta comparecer a uma unidade do CRAS mais próxima da sua casa, com os documentos necessários. 

  • RG;
  • CPF;
  • certidão de nascimento;
  • comprovante de residência;
  • carteira de trabalho.

Quais as informações necessárias para fazer o cadastro?

Um dos primeiros passos para realizar o seu cadastro e emitir a sua carteirinha, é ter em mãos todas as informações necessárias. Saiba que o processo do cadastro não é tão complicado e exige alguns dados básicos do solicitante. Os principais sãos:

  • Número de Identificação Social – NIS;
  • Nome Completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe.

O que é o NIS? Essa é uma das principais dúvidas entre os solicitantes. Ele nada mais é do que um código de 11 dígitos de indicação dos brasileiros para ter direito aos direitos sociais. 

Se você possui carteira de trabalho, no documento, é possível encontrar esses números. No entanto, caso não tenha, é possível ver no Cartão Cidadão, mas apenas se tiver inscrição no CadÚnico. 

Como fazer o cadastro no ID Jovem?

O processo de cadastro para garantir o ID Jovem é bem simples. Isso porque, ele pode ser feito pela internet. O Governo Federal disponibilizou um aplicativo, no qual é possível realizar a solicitação do benefício. 

  • A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo ID Jovem, disponível para Android e IOS;
  • Em seguida, abra o app e clique no botão “Sou Jovem”
  • Após a abertura de uma nova tela, clique em “Gerar Carteira”; 
  • Em seguida, preencha todas as informações solicitadas. 

No entanto, caso não consiga fazer pelo aplicativo, você pode acessar o site ID Jovem  e gerar a sua carteirinha digital. Quando estiver na plataforma, basta preencher os campos solicitados. 

Viu só? Apenas pela internet, você consegue fazer todo o processo e gerar a sua carteirinha do ID Jovem.

O ID Jovem tem validade?

É importante dar atenção a este ponto, isso porque, você pode querer usar o documento e ele se encontrar fora da validade. Saiba que o benefício tem um prazo, no qual não pode ser estendido. Mas qual o período?

A validade da carteira ID Jovem é válida por 180 dias, ou seja, é possível usá-la por 6 meses. No entanto, após esse prazo, ela precisará ser renovada. 

Como renovar o benefício do ID Jovem?

A renovação é bem simples, você só precisa acessar o aplicativo ou o site para solicitar um novo documento. Em seguida, a carteirinha está disponível para impressão ou virtualmente, possibilitando o seu uso novamente. 

O ID Jovem é um programa que garante muitos benefícios aos jovens entre 15 a 29 anos. E a sua solicitação é bastante simples, mas mesmo assim, é importante ficar atento na hora de preencher as informações. Confira outros benefícios sociais, que podem ajudar a sua família também. Clique no botão abaixo para conferir. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0