IFPE abre mais de 4,8 MIL vagas gratuitas para ingresso neste semestre

O (IFPE) abre na próxima segunda-feira (25) até 21 de fevereiro o processo seletivo para o 1º semestre de 2021. Confira outros detalhes!

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abre na próxima segunda-feira (25) o processo seletivo para o 1º semestre de 2021. As inscrições vão até 21 de fevereiro e serão gratuitas. O critério de escolha será análise de histórico escolar ou nota Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

IFPE abre mais de 4,8 MIL vagas gratuitas para ingresso neste semestre

IFPE abre mais de 4,8 MIL vagas gratuitas para ingresso neste semestre (Imagem: Reprodução IFPE)

Em outubro de 2020, o IFPE anunciou que suspenderia o vestibular devido à pandemia e os candidatos não precisariam fazer a redação assim como nos outros anos.

“Teríamos que aumentar muito o número de prédios, a quantidade de pessoas que estariam trabalhando, a aquisição de materiais e insumos. Então, seria um vestibular extremamente caro e não teríamos condições de garantir 100% de segurança para garantir aos estudantes”, afirmou o reitor da instituição, José Carlos de Sá Júnior.

Inscrições para ingresso no IFPE

As inscrições para o vestibular serão iniciadas na segunda-feira (25) e vão até 21 de fevereiro de 2021. Elas devem ser feitas no site do IFPE, sem custo. As inscrições são para o ingresso do 1º semestre de 2021.

As exigências para se candidatar à vaga são:

  • Te certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, em Instituição da Rede Pública de Ensino, até a data da matrícula;
  • Não tenha concluído o Ensino Médio;
  • Possua a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula do curso para o qual se candidatou.

Leia mais: Pernambuco abre seleção com 142 vagas na área da saúde com salários até R$ 9,8 MIL

Vagas

Ao todo estão sendo ofertadas 4.830 vagas distribuídas em 16 campos, localizados em: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

As vagas foram divididas nas seguintes modalidades:

  • Cursos técnicos integrados (ensino médio junto a técnico): 1399 vagas em 26 cursos;
  • Técnicos subsequentes (concluído o ensino médio): 2.367 vagas em 45 cursos;
  • Cursos superiores: 1.029 vagas em 25 cursos;
  • Proeja (ensino médio para Educação de Jovens e Adultos e curso técnico subsequente): 35 vagas em um curso.

Leia mais: CINCO dicas imperdíveis para o segundo dia de provas do Enem 2020

Os candidatos referentes às vagas do ensino médio têm duas opções de ingresso: por meio da nota do Enem entre os anos 2015 e 2019, ou da análise direta do histórico escolar do ensino médio.

Os estudantes que desejam fazer o curso técnico nas modalidades integrados ou subsequente precisam apresentar o histórico escolar. A divulgação da lista de aprovados está prevista para sair no dia 15 de março.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0