Imposto de Renda 2020: Consulta ao 3° lote começa hoje (24)

A Receita Federal liberou, a partir desta sexta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020.

A Receita Federal liberou, a partir desta sexta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020.  De acordo com o órgão, o crédito bancário será realizado no dia 31 de julho, para cerca de 3.985,007 contribuintes. O valor deve somar cerca de R$ 5,7 bilhões

Imposto de Renda 2020: Consulta ao 3° lote começa hoje (24)

Imposto de Renda 2020: Consulta ao 3° lote começa hoje (24) (Imagem: Reprodução Google)

Foram contemplados também contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 28 de março. Do valor total, R$ 2 bilhões são referentes ao quantitativo de contribuintes que possuem prioridade legal, de acordo com a receita.  Dessa forma, a quantidade de contribuintes prioritários é:

  • Idosos acima de 80 anos: 88.420
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 646.111
  • Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: 47.170
  • Contribuintes cujo magistério seja a maior fonte de renda: 346.793

Como verificar a liberação da declaração do Imposto de Renda

Para o contribuinte saber se teve ou não a declaração do Imposto de Renda liberada, é preciso acessar o site oficial da Receita Federal. Em seguida, será preciso acessar o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) para fazer a consulta. 

Porém, para acessar o extrato do Imposto de Renda, é necessário que o contribuinte utilize o código de acesso gerado pela Receita ou até mesmo certificado digital emitido pela autoridade habilitada. 

Leia mais: FGTS emergencial: Nascidos em janeiro receberão benefício em espécie dia 25

Desse modo, é possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” para verificar se há ou não alguma inconsistência de dados. Caso tenha,  o contribuinte poderá fazer a autorregulação, mediante entrega de declaração retificadora, conforme informado pelo órgão federal. 

Quando a situação estiver resolvida, e se o contribuinte tiver o direito, a restituição será incluída nos lotes residuais.

Aplicativo da Receita Federal 

Além disso, é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita, que está disponível para tablets e smartphones. Assim, também é possível fazer a verificação da situação cadastral no CPF. 

A restituição ficará disponível durante um ano. Quem não resgatar o valor, deverá requerer por meio de um formulário eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição) diretamente no site ou no serviço “Meu Imposto de Renda”. 

Em caso de dúvidas

Conforme informado pela Receita Federal, caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte poderá contatar qualquer agência do Banco do Brasil.

Ademais, é possível ligar para a central de atendimento no número: 4004-0001 (para capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Deficientes auditivos podem entrar em contato por meio do telefone 0800-729-0088.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0