Imposto de Renda: Receita Federal paga restituição para 198 MIL contribuintes HOJE (30)

A Receita Federal informa o pagamento do lote residual do Imposto de Renda do mês de novembro. O valor será depositado nesta segunda (30).

A Receita Federal informa o pagamento do lote residual do Imposto de Renda 2020 do mês de novembro. O valor será depositado nesta segunda (30). Quase 200 mil contribuintes estão na lista para pagamento. O montante da Receita será de R$ 399 milhões.

Imposto de Renda: Receita Federal paga restituição para 198 MIL contribuintes HOJE (30)

Imposto de Renda: Receita Federal paga restituição para 198 MIL contribuintes HOJE (30). (Imagem: Jornal O Norte)

Aos interessados, as consultas foram disponibilizadas desde o dia 23 de novembro e podem ser realizadas via internet através do site oficial do órgão.

Caso o contribuinte tenha recebido a aprovação do Imposto de Renda e o valor não foi creditado, os telefones disponibizados das centrais de atendimento são estes:

  • Capitais: 4004-0001;
  • Outras localidades: 0800-729-0001;
  • Número destinado à deficientes auditivos: 0800-729-0088.

Após a ligação, o valor será creditado em conta corrente e nos dados informados pelo contribuinte. A conta precisa ser pessoal em qualquer banco.

A Receita Federal informa que o dinheiro ficará em conta por um prazo de um ano. Depois dessa data, caso o contribuinte não tenha o resgate, o valor só serpa disponibilizado novamente após o preenchimento de um formulário de requisição. O questionário pode ser encontrado no portal e-CAC, no menu destinado ao Imposto de Renda.

Para consultar o lote, é preciso realizar os seguintes passos:

  • Acessar o portal oficial da Receita Federal por este link;
  • Ir para aba serviços;
  • Clicar em consultar a restituição do Imposto de Renda.

Ou:

O questionário liberado precisa ser preenchido corretamente. Dentre os dados necessários estão: CPF, data de nascimento, ano que deseja realizar a consulta.

O Cadastro de Pessoa Física-CPF precisa ser informado apenas números, sem pontos, traços ou espaços entre os caracteres. Após o preenchimento, reescreva o código informado pela plataforma e clique em avançar.

Malha Fina do Imposto de Renda

Ao realizar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa realizar o acompanhamento junto à Receita Federal. Isso é necessário para que sejam realizadas correções de possíveis pendências.

Leia mais: INSS divulga tabela com reajustes nos salários para 2021; confira

A Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual de Pessoa Física, a temida e conhecida malha fina nada mais é do que uma análise sistemática dos dados concedidas para que sejam evitadas divergências de informações entre o contribuinte e o órgão.

Para que sejam evitados estes problemas, é de suma importância que o contribuinte:

  •  Não omita qualquer informação;
  • Exponha os rendimentos corretos;
  • Esteja atento aos dados pessoais.
Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0