Inpe divulga que queimadas no Amazonas caem em 44% desde julho

Queimadas no Amazonas caem em 44% desde o início de julho deste ano e mudam cenário caótico do ano passado mesmo fora da época de queimadas.

Diferente do ano passado, quando houve um recorde de queimadas no estado, em julho desse ano, as queimadas no Amazonas caem em 44%, uma taxa bastante significativa de acordo com o Inpe. No entanto, a temporada que elas mais acontecem começa agora!

Inpe divulga que queimadas no Amazonas caem em 44% desde julho

Inpe divulga que queimadas no Amazonas caem em 44% desde julho (Imagem: Victor Moriyama/Greenpeace/Agência Senado)

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o mês de julho de 2021 registrou uma queda no número de queimadas se comparado com o ano anterior.

Em julho de 2020 o estado registrou 2.119 focos de queimadas, pior dado desde 1998, contra 1.173 ocorrências no mês esse ano.

No entanto, em comparação com os meses desse ano, o número ainda é alto.

Já que até o momento nesse ano tivemos o registro de 1.400 focos de incêndio.

Redução nas queimadas no Amazonas

Essa queda acontece por cauda do aumento das chuvas no mês passado, explica o pesquisador do Programa de Queimadas do Inpe, Alberto Setzer.

“Se você tem muito mais chuva que a média, você vai ter a vegetação muito mais úmida. E o uso do fogo fica muito mais difícil. Então, em parte, baixo número de queimadas que nós temos é devido à precipitação que foi maior no mês passado”, afirmou Setzer.

Leia mais em: Manaus inicia vacinação de novo grupo a partir dos 18 anos contra a COVID-19

Mesmo com essa redução ainda é importante ficar atento, pois, a região do Amazonas sofre com queimadas causadas pela ação do homem.

Além disso, estamos iniciando o período de aumento dos focos de incêndio.

“Julho ainda é o início da temporada de queimadas, então não dá para falar muito sobre o que é que tá acontecendo esse ano, ou o que vai acontecer nesse ano, uma vez que a grande maioria das queimadas está ainda por ocorrer” , explica o pesquisador.

Nesse sentido, as ações de combate aos incêndios e de conscientização  devem ser redobradas nos meses de agosto, setembro e outubro.

Vale lembrar que a região sofre com esse problema devido às ações ilegais.

Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) pelos telefones (92) 2123-6715 e 2123-6729, das 8h às 17h, ou pelo (92) 98455-7379 (WhatsApp) recebe as denuncias de focos de incêndio.

Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.

Jamille Novaes
Escrito por

Jamille Novaes

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0