Inep anuncia prazo para estudantes colocarem foto no cadastro do ENEM 2020

Na edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020, a inserção da imagem é obrigatório e os estudantes devem seguir todos os critérios estabelecidos nos editais do Enem impresso e digital.

Inep anuncia prazo para estudantes colocarem foto no cadastro do ENEM 2020
Inep anuncia prazo para estudantes colocarem foto no cadastro do ENEM 2020 (Imagem: Reprodução ClicSoledade)

Foto na inscrição do Enem 2020

Todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio- Enem de 2020 têm até às 23h59 do dia 1 de outubro de 2020 para inserir a sua foto na página do participante ou alterá-la. Nessa edição de 2020 é obrigatório inserir a foto no sistema de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estendeu o prazo para os candidatos inserirem suas imagens mesmo após o período das inscrições terem encerrado-se.

Ao inserir sua foto, o candidato deve seguir os critérios abaixo:

  • A foto deve ser: atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco;
  • Não serão aceitas imagens usando os acessórios, como: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou artefatos similares;
  • A fotografia deve mostrar o rosto inteiro, com uma boa iluminação e foco;
  • Só serão aceitas imagens que estiverem nos formatos e arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB);
  • Não serão permitidas imagens em PDF.

O INEP  e o Ministério da Educação-MEC não realizaram validação de fotos.

Leia mais: II Olimpíada de Inglês 2020 anuncia VAGAS abertas; inscrições são online

Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio- Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, avaliando o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica.

A prova é composta por uma redação de Língua Portuguesa e quatro provas objetivas. Cada prova objetiva tem 45 questões, dividas nas seguintes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio- Enem 2020 teve a data das provas adiadas, tanto a impressa como a digital. As provas da edição do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 a versão impressa e dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 a versão digital.

Para mais informações

Todas as informações e dúvidas sobre o Enem 2020 podem ser tiradas pelos portais do Inep e do MEC ou nas redes socais dos dois órgãos do Governo Federal. Ou caso prefira pode entrar em contato pelo telefone 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes – SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.