INSS notifica beneficiários sobre pendências; entenda!

Quem possui pendência no INSS é bom ficar atento. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai notificar os segurados que tem alguma pendência.

Quem possui pendência no INSS é bom ficar atento. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai notificar os segurados que fizeram algum tipo de requerimento, mas possuem alguma pendência.

INSS notifica segurados sobre pendências

INSS notifica segurados sobre pendências. (Imagem: Google).

A medida visa agilizar os processos, já que as agências do INSS estão fechadas devido a pandemia do coronavirus. A estimativa era de que o atendimento fosse retomado no dia 15 de julho, mas a data foi adiada para o dia 03 de agosto em alguns estados brasileiros.

Leia mais: INSS: Órgão adia atendimento e deixa usuários revoltados no Pará

De olho em possíveis pendências

Essas pendências indicam que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação.

De acordo com o INSS, uma notificação automática aparece no visor do celular para aqueles que possuem o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho caso tenham algum tipo de pendência.

Órgão vai entrar em contato com segurados

Ao todo, 325 mil segurados receberão chamadas telefônicas por parte das equipes do INSS. o atendente do órgão informará sobre o tipo de pendência. A documentação faltante poderá ser enviada pelo Meu INSS, no site ou no aplicativo.

Cerca de 300 mil segurados serão orientados por meio de um SMS sobre como proceder para o envio da documentação.

Através do aplicativo Meu INSS ou site, é possível cumprir exigências, apresentando os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Para ter acesso às informações, basta acessar no aplicativo Meu INSS na opção agendamentos/solicitações, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção cumprir exigência.

Se for necessário incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em anexar arquivo. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em anexar e escolher o arquivo a ser enviado.

Para incluir mais documentos basta repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em confirmar. É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo responda aqui.

Ao confirmar as informações, clique em enviar e verifique se os arquivos aparecem como enviados. Depois é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0