Inep dá NOVA oportunidade aos candidatos BARRADOS do Enem 2020

Os candidatos do Enem 2020 que foram barrados no primeiro dia de prova, no domingo (17), terão uma nova oportunidade para realizar o exame.

Os candidatos do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) que foram barrados no primeiro dia de prova, no último domingo (17), terão uma nova oportunidade para realizar o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou a reaplicação em casos de superlotação das salas.

Inep dá NOVA oportunidade aos candidatos BARRADOS do Enem 2020 (Imagem: Amanda Perobeli/Reuters)

Inep dá NOVA oportunidade aos candidatos BARRADOS do Enem 2020 (Imagem: Amanda Perobeli/Reuters)

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, os inscritos no Enem 2020 que foram impedidos de acessar as salas poderão solicitar a reaplicação da prova pela internet. O Inep irá analisar os casos para deferir ou indeferir os pedidos, não havendo garantia de que a autarquia permita que a prova seja aplicada.

Os candidatos que tiverem os requerimentos aceitos poderão prestar o exame no próximo mês, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A consulta do deferimento será disponibilizada no Portal do Participante.

A justificativa para essa nova oportunidade para o Enem 2020 se encontra nas próprias regras do exame, em que é previsto que problemas logísticos como desastres naturais (que comprometam a infraestrutura do local) e dificuldades técnicas que possam causar prejuízo ao participante.

Candidatos barrados em diversas cidades brasileiras

Segundo informou o Inep ao G1, não há o quantitativo de estudantes prejudicados pelos bloqueios de acesso devido ao máximo da capacidade permitida nos locais das provas, que ocorreu após filas sendo formadas conforme as salas ficavam cheias.

Leia mais: Entenda o sistema de correção da prova do Enem 2020

O portal reportou casos em cidades como Mogi das Cruzes, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, mas o instituto informou que ocorreram casos apenas em Curitiba, Londrina, Florianópolis, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.

Reaplicação da prova do Enem 2020 não vale para abstenções

Se por um lado candidatos de algumas cidades foram impedidos de realizar a prova por lotação das salas, por outro, a edição do Enem 2020 registrou o recorde de ausências no primeiro dia de aplicação da prova, neste domingo (17). De acordo com o Inep, foram 51,5% de abstenções.

Nesses casos, não é permitido ao inscrito solicitar a reaplicação da prova, já que, segundo o órgão da educação, está previsto em edital que o candidato que não comparecesse no dia da prova seria eliminado.

Veja como solicitar a reaplicação da prova

Os candidatos que tenham sido prejudicados no Enem 2020 pela proibição de acesso às salas por conta das normas sanitárias em proteção ao novo coronavírus poderão entrar na na Página do Participante e seguir as orientações da páginas para fazer a solicitação. 

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0