INSS 2021: Auxílio-doença volta a exigir perícia médica; saiba como agendar

O Instituto Nacional de Seguro Social-INSS anunciou que chegou ao fim o prazo para solicitação da antecipação do auxílio-doença.

Com o fim do prazo para solicitação da antecipação do auxílio-doença, beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem realizar agendamento prévio para a próxima etapa: a perícia médica. Esta deve ser feita presencialmente em qualquer agência do órgão.

INSS 2021: Auxílio-doença volta a exigir perícia médica; saiba como agendar

INSS 2021: Auxílio-doença volta a exigir perícia médica; saiba como agendar (Imagem: Jornal O Norte)

Neste período de pandemia do novo coronavírus, que teve início em março deste ano, mais de 1 milhão de beneficiários conseguiu adiantamento do benefício. Isso deu direito ao saque de R$ 1.045 durante quatro meses.

Com o atendimento presencial regularizado, 1.037 agências do INSS foram reabertas. De acordo com o Ministério da Economia, mais de 500 médicos peritos que estavam trabalhando em categoria remota retomaram os atendimentos presenciais. Com o retorno dos profissionais, agora contabilizam 1,9 mil peritos em atendimento presencial em todo o país.

Leia mais: Quadrilha comete FRAUDE em benefícios do INSS na Bahia; saiba como se proteger

Vale lembrar que o auxílio-doença é um benefício garantido por lei que subsidia trabalhadores que estão fora das suas funções laborais por mais de 15 dias consecutivos.

Para ter direito ao benefício, é necessário contribuir com a Previdência Social por pelo menos 1 ano. Contudo, este prazo torna-se inexistente caso haja comprovação de acidente de trabalho. Para comprovar tais situações, é obrigatório que o segurado passe por perícia médica.

Como agendar perícia pelo aplicativo

O agendamento pode ser feito por meio da plataforma digital Meu INSS, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Androis e iOs. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do órgão;
  • Entre com o seu login ou senha;
  • Caso não tenha se cadastrado, clique em cadastre-se e insira os dados solicitados pelo sistema;
  • Escolha a aba “Agendar perícia”;
  • Clique em “Perícia inicial”;
  • Confira os dados e confirme;
  • Escolha o local de atendimento, assim como o horário para atendimento.

Leia mais: PF investiga FRAUDES no seguro-desemprego no Pará; saiba como se proteger

Compareça à agência no horário marcado utilizando máscara de proteção individual. Para adentrar ao local, o uso é obrigatório.

Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é uma plataforma que pode ser acessada por diferentes dispositivos. Os serviços são ofertados à população de forma online e gratuita. Por meio do aplicativo, é possível realizar agendamentos de serviços, pedidos de benefícios, consultas, extratos, pagamentos de segurados da previdência social, entre outros.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0