INSS avisa que prova de vida segue suspensa até dia (31)

Até o dia 31 deste mês, a Prova de Vida do INSS ficará suspensa, o retorno será gradual e os contribuintes devem agendar este mês.

Até o dia 31 de outubro, a Prova de Vida do INSS ficará suspensa. O retorno será gradual e os contribuintes já podem marcar os próximos atendimentos para os meses seguintes.

INSS avisa que prova de vida segue suspensa até dia (31) (Foto: Reprodução Google)

INSS avisa que prova de vida segue suspensa até dia (31) (Foto: Reprodução Google)

O Instituto Nacional de Seguridade Social divulgou que o teste que comprova a vida, estarão suspenso até o final do mês de outubro. A medida foi feita para que as agências do INSS não fiquem sobrecarregadas.

Desde do início de março, com o isolamento social em razão da pandemia, as atividades das diversas agências estavam suspensas e o órgão suspendeu os bloqueios dos benefícios por falta de prova de vida. Agora, com a flexibilização das medidas de contato das pessoas, o Instituto está retomando as atividades gradualmente.

O INSS assegura que não haverá suspensão dos pagamentos dos contribuintes que ainda não conseguiram realizar a prova de vida. Os atendimentos continuam sendo restritos nas agências e deve ser agendando por telefone ou pela internet.

“Os procedimentos citados vão até a competência setembro. Logo, pagamentos efetivados em outubro, ainda ficam sem a possibilidade de suspensão por falta da fé de vida. Portanto, como dito, não haverá bloqueio até o fim deste mês, conforme a portaria 933, de 14/09/2020. Contudo, o beneficiário que quiser e puder, não há impedimento em realizar o procedimento” afirma o Instituto em nota.

Leia mais: INSS: Veja quais são os direitos previdenciários de quem contraiu Covid-19

A importância da prova de vida do INSS

A medida serve para comprovar a vida do beneficiário e tem como objetivo evitar pagamentos desnecessários ou até ações fraudulentas.

É de extrema importância que os beneficiários agendem as consultas, mesmo que a suspensão esteja adiada. O INSS afirma que não tem previsão de uma nova prorrogação para os agendamentos.

Por isso, os aposentados e pensionistas devem procurar o mais rápido possível agendar para o próximo mês.

A prova de vida do INSS é obrigatória para os beneficiados que recebem por meio de:

  • Conta Corrente
  • Conta Poupança
  • Cartão Magnético

Se por acaso o beneficiário não comparecer na data prevista do agendamento, a suspensão do pagamento pode ocorrer, por isso é necessário ficar atento.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0