INSS: Como emitir extrato de pagamento do seu benefício pelo portal Meu INSS

O portal Meu INSS é uma plataforma online disponível gratuitamente para todos os beneficiários do Instituto. Veja como ter acesso ao extrato

O portal Meu INSS é uma plataforma online disponível gratuitamente para todos os beneficiários do Instituto. Com ele, é possível acessar informações de quais benefícios serão recebidos, datas dos pagamentos e também valores.

INSS: Como emitir extrato de pagamento do seu benefício pelo portal Meu INSS

INSS: Como emitir extrato de pagamento do seu benefício pelo portal Meu INSS (Imagem: Jornal O Norte)

O objetivo do MEU INSS é desburocratizar o acesso a informações referente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a tentativa é que mais pessoas possam conferir seus benefícios sem precisar comparecer presencialmente a uma agência.

Um dos serviços oferecidos pelo site ou APP é a consulta de documentos que comprovam o pagamento dos benefícios.

O pedido pode ser feito totalmente pela internet e não é preciso comparecer a uma agência do INSS.

Para realizar o pedido, é preciso seguir o passo a passo;

  • Faça login no site do órgão;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  • Clique no lápis para informar os meses desejados;
  • Clique em “Baixar PDF”.

No aplicativo, também é possível agendar  para pegar o documento. Para isso:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em: agendamentos/solicitações;
  • Clique em: Novo Requerimento;
  • Digite o nome do serviço e siga as orientações.

O órgão divulga ainda as centrais de atendimento caso o serviço online não esteja funcionando normalmente;

Por telefone: ligue para 135.

Pela internet: Site do portal.

Presencialmente : Encontre a agência mais próxima de você no Portal do INSS.

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Informações sobre o INSS

Recentemente, foi divulgado pelo Instituto as novas mudanças para a marcação de consultas de perícias médicas.

O objetivo é restabelecer o sistema que ficou parado e desorganizado esse ano em razão da pandemia da Covid-19. Por isso, uma nova lista com os prazos para a marcação das consultas foi divulgada;

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
  • Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
  • Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias
  • Aposentadoria por invalidez comum e acidentária: 45 dias
  • Salário-maternidade: 30 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio-reclusão: 60 dias
  • Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho: 45 dias
  • Auxílio-acidente: 60 dias

 

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

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