INSS implanta prova de vida por biometria facial; projeto começa ainda este ano

Nessa primeira etapa, o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS irá testar o projeto de biometria facial com 500 mil segurados selecionados.

Nessa primeira etapa, que começou nessa quinta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social- INSS irá testar o projeto de biometria facial com 500 mil segurados.

INSS implanta prova de vida por biometria facial; projeto começa ainda este ano

INSS implanta prova de vida por biometria facial; projeto começa ainda este ano. (Fonte:Google)

Os beneficiários do INSS, que recém por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, são obrigados a fazer a comprovação de vida anualmente. No entanto, a prova de vida está suspensa até setembro por conta da pandemia.

Como serão selecionadas essas pessoas?

A prova de vida por meio da biometria facial será feita por meio do banco de dados de dois departamentos do governo, são eles Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Ou seja, só irá participar o segurado que possuir carteira de motorista ou título de eleitor.

O contato com o beneficiário selecionado será feito por:

  • SMS do número 280-41;
  • Central 135;
  • E-mail cadastrado no sistema.

É importante que quem for contatado não passe suas informações sem que tente confirmar que se trata do INSS, evitando, então, que caia em golpes.

A estimativa é que posteriormente, ainda esse ano, a biometria facial seja ofertada a todos os beneficiários do INSS.

Leia mais: Permanecem fechadas as agências do INSS; veja como fica o atendimento durante a pandemia

Como o INSS fará o procedimento?

O procedimento foi organizado para que o segurado não precise de deslocar até uma agência do INSS, ou seja, ele irá realizar todo o processo em casa e pelo celular com câmera.

Em primeiro lugar, é necessário baixar o aplicativo Governo Digital e se cadastrar.

Em segundo lugar o cidadão selecionado baixa o aplicativo aplicativos Meu INSS. O procedimento busca confirmar a prova de vivacidade e ainda a prova de identidade. É preciso estar com o documento  pelo qual foi selecionado em mãos, ou seja, se o beneficiário foi selecionado pelo sistema do TSE, ele precisará apresentar o número do título.

Afinal, o que é a prova de vida?

Tem por objetivo resguardar que quem está sendo beneficiado é quem realmente deveria evitando fraudes. O INSS exige que seja realizada uma vez ao ano. O segurado deve comparecer no banco em que recebe seu benefício um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros). Caso o segurado não faça esse procedimento dentro do prazo estipulado, ele terá seu benefício suspenso até que realize.

admin_admin
Escrito por

admin_admin

Carregando… aguarde.

0