Portal do INSS é desativado nesta sexta (23) e migrado para o site do Governo Federal

Na tentativa de unificar as informações, agora, os cidadãos podem utilizar um único destino, para informa-se ou resolver problemas do INSS.

Na tentativa de unificar todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal via internet, um portal único foi criado, como forma de integração das atividades em um só endereço. Agora, os cidadãos podem utilizar um único destino, para informa-se ou resolver problemas do INSS.

INSS: Portal é desativado nesta sexta (23) e migrado para o site do Governo Federal (Foto: Reprodução Google)

INSS: Portal é desativado nesta sexta (23) e migrado para o site do Governo Federal (Foto: Reprodução Google)

O Governo Federal anunciou que hoje (23), informações e serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estarão sendo oferecidos no endereço único para todos os serviços. A plataforma Gov.br 

A mudança é prevista no oficializado decreto nº 9.756, de 11 de abril de 2019, que:

Institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal.” divulgado em nota.

Mudança do site do INSS

O Inss antes funcionava através do endereço Meu INSS, mas com o objetivo de desburocratizar, o Governo integrou o serviço a sua nova plataforma e todos os canais estarão em um só acesso:

“Art. 1º  Fica instituído o portal único “gov.br”, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal, por meio do qual informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo federal serão disponibilizados de maneira centralizada.” divulgado em nota no ano passado.

O antigo portal do Inss ainda ficará disponível por dois meses, para ajustes e migração das informações. Se o cidadão tiver problemas com a plataforma, o endereço para o e-mail: [email protected] está disponível para mensagem.

Leia mais: Veja como ter acesso à aposentadoria do INSS sem ter contribuído com a previdência

Outros serviços oferecidos no site

O portal foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços, oferecidos pelo Governo Federal na internet. Um padrão de navegação é integrado e também a centralização de conteúdo cria um visual moderno e uniforme.

Art. 2º  Para fins do disposto neste Decreto, consideram-se canais digitais os portais na internet e os aplicativos móveis que contenham informações institucionais, notícias ou prestação de serviços do Governo federal” apresentado em nota.

Alguns serviços que o cidadão pode utilizar no site são:

  • Solicitar Seguro Defeso – Pescador Artesanal
  • Solicitar saque no FGTS no exterior
  • Carteira de Trabalho
  • Solicitar o Seguro-Desemprego (SD)
  • Cadastrar recurso relativo ao seguro-desemprego (SD)
  • Solicitar seguro-desemprego empregado doméstico
  • Registrar-se como profissional para atividades exigidas em lei
  • Buscar emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine)
  • Realizar Denúncia Trabalhista
Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0