IPTU 2021 Natal: Saiba como realizar o pagamento do tributo com DESCONTOS

A Prefeitura de Natal divulgou decreto que possibilita o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021) com desconto de 16% para os contribuintes que desejarem realizar o pagamento de forma antecipada com a data de até 11 de janeiro de 2021. Pessoas que não tem débito com a prefeitura também estão inclusos neste direito.

IPTU 2021 Natal: Saiba como realizar o pagamento do tributo com DESCONTOS
IPTU 2021 Natal: Saiba como realizar o pagamento do tributo com DESCONTOS ( Imagem: Montagem/Jornal O Norte)

Para quem tem alguma pendência, a prefeitura avisa que devem ser quitadas até a data de 8 de janeiro. O valor pode ser quitado integralmente ou parcelado, ambos tem direito ao desconto de 16%. Ludenílson Lopes, Secretário Municipal de Tributação, divulgou que para ter direito ao desconto o contribuinte precisa se atentar ao prazo determinado.

Segundo a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), mais de 100 mil imóveis estão possibilitados a receber a facilidade de pagamento por meio do desconto oferecido pela prefeitura. Para pleitear o benefício, é preciso acessar o site oficial da prefeitura de Natal.

Como forma de auxiliar o contribuinte, o município modificou o sistema e possibilitou a impressão dos carnês de pagamento. Antes, existia apenas a opção de pagamento no modelo online.

Quem não desejar antecipar o pagamento, o valor não é alterado, não há aquisição de taxas e nem descontos extra, isso se pago na data determinada pelo boleto. As datas disponibilizadas são 20 de fevereiro para as regiões sul e norte e 20 de março para as pessoas das regiões da zona oeste e norte.

O parcelamento pode ser feito em 10x e devem ser pagos no dia informado para evitar multas.

Leia mais: Prazo para pagamento do IPTU 2020 encerra HOJE (15) em Teresina; saiba como quitar

As pessoas que estão em débito com o sistema não estão inclusas neste modelo de antecipação e desconto. É preciso que haja a regularização da pendência no início do mês de janeiro.

O débito, por sua vez, não permite o parcelamento, é necessário que o pagamento seja feito em uma parcela única. Esse ano será uma exceção em virtude da pandemia do novo coronavírus e a crise econômica gerada em 2020.

Para quem optou pelo Débito Direto Autorizado (DDA), os bancos serão responsáveis por afirmar os seus clientes. Nesse caso, o CPF e o titular da conta precisa estar cadastrado com o imóvel junto à Prefeitura de Natal.

Para acessar o site da prefeitura de Natal, clique aqui.

 

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.