Prazo para pagamento do IPTU 2020 encerra HOJE (15) em Teresina; saiba como quitar

Nesta terça-feira (15), termina o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) em Teresina. Saiba como quitá-lo.

O prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) se encerra nesta terça-feira (15) em Teresina. O pagamento pode ser feito em cota única com desconto de 7% ou de forma parcelada. Ambos precisam ser quitados hoje. O prazo que antes era março, foi antecipado devido à pandemia do novo coronavírus.

Prazo para pagamento do IPTU 2020 encerra HOJE (15) em Teresina; saiba como quitar

Prazo para pagamento do IPTU 2020 encerra HOJE (15) em Teresina; saiba como quitar (Imagem: Montagem/Jornal O Norte)

O Imposto Predial e Territorial Urbano é de pagamento anual e obrigatório, de competência municipal e garantido pela Constituição Federal. É um valor que contribui diretamente no orçamento dos municípios e muitas vezes, em cidades pequenas, são a principal fonte orçamentária do local.

A extensão do prazo foi realizado por meio de um decreto do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) no dia 31 de julho. Na ocasião, a data de vencimento foi modificada ampliando o vencimento para quatro meses.

Leia mais: ESTAS são as principais mudanças previstas para o FGTS em 2021; entenda os impactos

Por meio do decreto, também foi estabelecido que no dia 15 de dezembro seria o último dia para pagamento das Taxas de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRCD) e Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

Ao todo, foram disponibilizadas duas formas de pagamento: a quitação em formato à vista com desconto de 7% ou parcelado em um total de 6x com o vencimento da última parcela para dia 15 e com a parcela mínima de R$ 10 em cada boleto.

A mudança no prazo foi uma forma pensada no município de Teresina para que os contribuintes se preparassem financeiramente para o pagamento.

“O prefeito Firmino decidiu ampliar para o final do ano a data para pagamento dos tributos municipais para que as pessoas possam se preparar financeiramente e não tenham prejuízos ao pagar os seus impostos”, explicou Francisco Canindé, secretário municipal de finanças de Teresina.

Leia mais: Com ALTA da inflação, salário mínimo em 2021 pode ser MAIOR que o valor já anunciado

Como acessar

O acesso ao boleto pode ser feito através do site oficial da prefeitura do município. O número de inscrição do imóvel assim como o código de verificação são dados necessários. Uma forma de garantir o boleto é acessar por meio do site Teresinense Digital. O contribuinte deve ir ao menu finanças elo qual também é possível a retirada de dúvidas.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0