IPTU 2021: Últimos dias para ter DESCONTO no pagamento antecipado em Natal

Contribuintes de Natal, no Rio Grande do Norte, podem aproveitar um desconto de 16% no pagamento do IPTU 2021 até o dia 11 de janeiro.

Contribuintes da capital do Rio Grande do Norte podem aproveitar um desconto de 16% no pagamento do IPTU 2021 até o dia 11 de janeiro de 2021. A prefeitura de Natal está oferecendo a condição para os moradores que estão em dia com o Fisco Municipal. A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial do Município.

IPTU 2021: Últimos dias para ter DESCONTO no pagamento antecipado em Natal

IPTU 2021: Últimos dias para ter DESCONTO no pagamento antecipado em Natal. (Imagem: Reprodução Agora RN)

A antecipação pode ser feita pelo site da prefeitura. Se o contribuinte tiver alguma pendência e quiser usufruir do desconto tem até dia 8 de janeiro para regularizar a situação. De acordo com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), 118 mil imóveis têm direito de pleitear o desconto de 16%.

Leia mais: Como solicitar indenização do DPVAT com o FIM da Seguradora Líder?

Outras condições de pagamento do IPTU 2021

A Prefeitura de Natal decidiu imprimir os carnês e enviá-los aos moradores em 2021, por conta da pandemia. Nos anos anteriores, o acesso ao boleto era apenas pela internet.

O secretário municipal de Tributação, Ludenílson Lopes, disse que a impressão já está praticamente concluída e que todos os carnês da primeira fase serão entregues até o fim de dezembro.

Quem não optar pelo pagamento antecipado, pode quitar o valor à vista no vencimento, sem acréscimo e sem desconto. Neste caso, as datas de vencimento são: 20 de fevereiro para as zonas Sul e Leste e 20 de março para as zonas Norte e Oeste. As datas também marcam o início do pagamento parcelado do carnê, em até 10 vezes.

Leia mais: IPTU 2021: Manaus oferece até 50% de DESCONTO para pagamento realizado até dia 30

Os moradores que não têm direito ao desconto vão receber o carnê no início de janeiro. Um decreto anterior do município permitiu o parcelamento das dívidas de 2020, em razão da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Quem aderir poderá se livrar das certidões negativas ou positivas com efeito de negativas.

Os contribuintes com Débito Direto Autorizado (DDA) receberão o aviso de pagamento do IPTU na própria conta e poderão autorizar os pagamentos diretamente pela conta.

Para isso, o imóvel precisa estar cadastrado na prefeitura com o mesmo CPF do titular da conta bancária. Quem tiver interesse em verificar todas as opções de pagamento pode acessar o site da prefeitura.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0