Como solicitar indenização do DPVAT com o FIM da Seguradora Líder?

Até o dia 31 de dezembro, motoristas que precisarem de indenizações do DPVAT podem solicitar o pagamento à Seguradora Líder. Saiba mais!

Até esta quinta-feira (31), motoristas que precisarem de indenizações por acidentes podem solicitar o pagamento antes do fim da Seguradora Líder. O consórcio de empresas que gerenciam a Seguradora estará à frente das reparações financeiras até o final do mês, quando acaba a gestão das empresas do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Como solicitar indenização do DPVAT com o FIM da Seguradora Líder? (Imagem: Reprodução/Google)

Como solicitar indenização do DPVAT com o FIM da Seguradora Líder? (Imagem: Reprodução/Google)

O consórcio seguirá responsável pelo pagamento das indenizações relativas a acidentes ocorridos, recebendo os respectivos pedidos ao longo dos próximos três anos – como determina a lei – até o final deste mês. O UOL explica que as solicitações referentes a sinistros ocorridos até o fim deste ano deverão ser realizadas pelos mesmos canais de atendimento atualmente disponibilizados pelo consórcio.

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Em novembro, a Seguradora Líder havia anunciado que sairia da gestão do DPVAT a partir do dia 1º de janeiro, alegando baixa atratividade na taxa paga pelo usuário e reduções ao longo do tempo. Os valores cobrados variam de acordo com o tipo de veículo, proprietários de automóveis pagaram R$ 5,23 em 2020; donos de motocicletas desembolsaram R$ 12,30.

A MP (Medida Provisória) editada pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2019 também desgastou o consórcio, pela intenção de extinguir o Seguro DPVAT alegando má gestão.

DPVAT: Como pedir a indenização

As solicitações podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, no site da Seguradora Líder. Para dar entrada no pedido do Seguro DPVAT é preciso reunir a documentação de acordo com a cobertura desejada, sendo as coberturas: Reembolso de Despesas Médicas (DAMS), Invalidez Permanente e Morte.

Após acessar a lista com os documentos necessários de acordo com a cobertura no site da Seguradora, será necessário entregar os documentos em um ponto de atendimento ou dar entrada pela Central de Atendimento.

Os telefones para atendimento são: 4020-1596 (capitais e Regiões Metropolitanas), e 0800 022 12 04 (outras regiões), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais; ou diretamente pelo aplicativo do Seguro DPVAT.

Se toda a documentação estiver completa e correta, a análise do pedido é feita em até 30 dias e o pagamento, quando devido, é depositado na conta corrente ou poupança do beneficiário.

Louise
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Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

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