IPVA 2020 PA: Motoristas com veículos de placas que terminam em 48 e 68 pagam até hoje com desconto

Donos de veículos que possuem final de placas 48 e 68 do Pará devem ficar atentos. Hoje encerra o prazo para o pagamento do IPVA 2020 ainda com desconto.

Proprietários de veículos do Pará, que possuem final de placas 48 e 68 devem ficar atentos. Nesta segunda-feira (20) encerra o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020) ainda com desconto.

ipva 2020

IPVA 2020 PA: Motoristas com veículos com placas que terminam em 48 e 68 pagam até hoje com desconto (Imagem: Google)

A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) informou que pagam 15% a menos no valor aqueles motoristas que não possuem multas de trânsito nos último dois anos. Para aqueles que não receberam multas no ano de 2019 esse valor cai para 10%. A Sefa divulgou que para os demais esse desconto é de 5% e o benefício não é cumulativo.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) revelou quais são as maneiras de fazer o pagamento. Atualmente os motoristas dispõem de três opções:

  • Antecipar em parcela única
  • Parcelamento em até três vezes ou pagamento integral

Lembrando que o desconto no pagamento será diferenciado, a depender da opção escolhida. A Secretaria da Fazenda do Pará divulgou ainda que para fazer a antecipação em três parcelas, deve-se observar o calendário disponível no site da secretaria. No mesmo site, o parcelamento de débitos em atraso poderá ser realizado.

Leia mais: IPVA 2020: Governador do Maranhão anuncia novas medidas para o pagamento

Paraenses pagam menos IPVA

Uma pesquisa realizada no ano passado através da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que durante no ano de 2020 os valores IPVA do Pará terão redução média de 3,15%. Atualmente, a fundação realiza a pesquisa do valor médio dos veículos, através da conhecida tabela Fipe.

Os motoristas já tinham o calendário com o vencimento do valor disponível desde o ano passado, quando as informações foram divulgadas em Diário Oficial do Pará. O recolhimento do imposto é obrigatório e é realizado todos os anos a partir do primeiro dia do ano.

De todo o IPVA pago no Pará, 2,5% é de carros, caminhonetes e veículos aquaviários, incluindo jet ski, além de veículos aeroviários. Micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e motocicletas representam apenas 1% dessa fatia.

Para quem possui veículos com mais de 15 anos de fabricação não é necessário realizar o pagamento o imposto. Um levantamento apontou que até setembro de 2019, foram tributados 1.540.035 veículos no Estado do Pará.

O imposto recolhido pelo estado serve para pagar gastos públicos com saúde, segurança, transporte e educação. A quantia também é destinada para o trânsito, com obras públicas de construção, conservação e segurança das estradas.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0