SISU, ProUni e FIES em 2021 ganham novas regras; confira antes de se inscrever

Os programas de sistema de seleção SISU, ProUni e Fies, oferecido pelo MEC, estão com novas regras neste ano de 2021. Saiba mais!

Os programas de sistema de seleção SISU, ProUni e Fies, oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), estão com novas regras neste ano de 2021 referente ao uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso ter domínio sobre os critérios antes da inscrição.

SISU, ProUni e FIES em 2021 ganham novas regras; confira antes de se inscrever

SISU, ProUni e FIES em 2021 ganham novas regras; confira antes de se inscrever (Imagem: Reprodução Vestibular Brasil Escola)

Os programas de seleção oferecimentos pelo Governo Federal, Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), irão aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. No entanto, a nova regra vale apenas para quem fizer a inscrição no primeiro semestre de 2021 em algum desses programas.

Volta às aulas

Conforme anunciou o MEC, os cronogramas ao retorno das aulas, foram adequados de acordo com o período de inscrição dos programas, já que os estudantes também poderão utilizar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 que acontece em janeiro deste ano.

“Considerando que o início das aulas nas instituições de ensino superior privadas está previsto para ocorrer a partir de fevereiro, e para evitar maiores prejuízos aos candidatos que já possuem notas de Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni. Já para o Fies, a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010”, divulgou o MEC.

Leia Mais: FIES: Como solicitar renegociação de débitos atrasados em 2021?

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), irá divulgar o seu cronograma do primeiro semestre somente após o resultado do Enem 2021, ou seja, em março. Lembrando que o Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação, onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ProUni

O edital do ProUni 2021 está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (15). Como boa parte das universidades públicas e privadas voltam às aulas em fevereiro, o MEC informou que o ProUni vai aceitar a nota do Enem de 2019 para os estudantes não perderem aulas.

Fies

Caso optem pelo Fies, os estudantes poderão escolher sua melhor nota do Enem a partir da edição de 2010. Essa regra vale tanto para a primeira quanto a segunda edição do Fies do ano de 2021.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0