IPVA 2021: Veja como parcelar os débitos do imposto do SEU veículo

Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) disponibilizou parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021).

Por conta dos danos causados pela pandemia, muitas pessoas estão com dificuldade em quitar suas dívidas. Em virtude disso, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) disponibilizou parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021).

IPVA: Veja como parcelar os débitos do imposto do SEU veículo

IPVA: Veja como parcelar os débitos do imposto do SEU veículo (Imagem: Reprodução Piauí Hoje)

IPVA

O parcelamento do imposto do IPVA, poderá ser feito em até 10 vezes no boleto. No entanto, essa alternativa cabe apenas para as IPVA de 2019 e dos anos anteriores. Todos os outros acordos feitos, mas, que não foram pagos, poderão ser refeitos.

Essa ação acontece desde 2018 e, esse ano o Estado de São Paulo pretende efetuar 600 mil acordos, dos débitos de 2018, 2019 e também os IPVAs que já tinham sido parcelados.

No ano passado, foram parcelados 103.787 IPVAs, resultando o valor de R$ 162 milhões. Com a previsão deste ano, espera-se que o valor recebido seja de R$ 400 milhões do imposto.

A procuradora do Estado e chefe da Dívida Ativa Elaine Motta, afirmou: “É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo. O parcelamento do IPVA é barato, pois seus acréscimos são calculados com SELIC. Além disso, o parcelamento permite a regularização do veículo viabilizando seu licenciamento e possibilitando tirar o débito do protesto, após o recolhimento das custas no Cartório”.

Leia mais: CNH: Veja o que muda para os condutores com as NOVAS regras do documento

Como parcelar o IPVA 2021

Para parcelar o IPVA, o primeiro passo é entrar no site da Dívida Ativa. Feito isso clique na opção “Consultar débitos”, em seguida informe o tipo de pesquisa e o CPF. Por último, irá aparecer a opção de emitir o termo de adesão ao acordo e também as guias de recolhimento. Os boletos serão emitidos no sites e podem ser pagos em lotéricas ou em alguma agência bancária.

Em caso de dúvidas em como consultar e fazer o parcelamento, o portal disponibiliza: o manual de uso do site, manual de uso do fale conosco, manual do parcelamento e o manual do IPVA.

O serviço está disponível para todos, mesmo quem não seja o proprietário do veículo consegue consultar o débito. O interessado pode acessar o site da PGE/SP com o número do documento do veículo e realizar a consulta.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0