Prefeito de Salvador recua e adia seguimento para 3ª fase de reabertura do comércio

Prefeito de Salvador afirmou que mesmo atendendo aos critérios para dar início à fase 3 de reabertura, é preciso avaliar melhor a situação.

ACM Neto, prefeito de Salvador, informou nessa quinta-feira, 20, que a terceira etapa do plano de reabertura do comércio de Salvador será adiado. Ela poderia ser iniciada já na próxima segunda-feira, no entanto, o prefeito destaca que é necessário avaliar antes a atual fase. Principalmente seus impactos quanto à saúde dos cidadãos.

Prefeito de Salvador recua e adia seguimento da 3ª fase

Prefeito de Salvador recua e adia seguimento da 3ª fase (Imagem: Reprodução Google)

E afirma:

“…as pessoas precisam ganhar confiança. Por isso, precisamos de mais tempo para analisar os impactos da fase dois”.

A reabertura do comércio em etapas tem a principal função de movimentar a economia sem deixar de conter o avanço do Coronavírus.

Outro motivo, é para evitar que estabelecimentos sejam abertos fora do prazo pré- determinado e ocasione maiores problemas futuramente, como por exemplo, posterior fechamento em decorrência do avanço da pandemia.

Fase 3

A fase 3 compreende parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, clubes sociais, recreativos e esportivos, além de centros de eventos e convenções. De acordo com ACM:

“São atividades que não são consideradas essenciais e que costumam reunir muita gente. Por enquanto, ainda não há uma definição de quando faremos a liberação, o que depende sempre de uma avaliação técnica e científica e sempre levando em conta a prioridade em cuidar da vida das pessoas”.

Leia mais:Salvador avança e vai para segunda fase de flexibilização do comércio; confira

Momento de cautela em Salvador

Para o prefeito não é hora de afrouxar as coisas ainda: “Não dá para a gente relaxar. Eu tenho mais medo das pessoas acharem que está tudo bem e tudo normal, do que das atividades abrirem em si”.

Ele ainda disse que as experiências que aconteceram fora do Brasil mostram o risco da abertura dessas atividades coletivas.

O Prefeito ressalta que na semana passada houve uma alta no número de casos relatados se comparado com a semana anterior. Certamente isso ainda é investigado pela prefeitura. Ele salienta que a decisão não foi apenas do seu gabinete:

Houve consenso entre as autoridades de saúde do município e do Estado, dos dois comitês, para não darmos início agora à terceira fase do plano de retomada”.

admin_admin
Escrito por

admin_admin

Carregando… aguarde.

0