João Lisboa MA inicia vacinação para pessoas acima de 25 anos
João Lisboa MA inicia vacinação para pessoas acima de 25 anos e não registra mortes por Covid-19 a mais de 15 dias em toda a cidade.
João Lisboa MA inicia vacinação para pessoas acima de 25 anos e não registra mortes por Covid-19 a mais de 15 dias. A cidade iniciou a nova faixa etária na última segunda-feira (16) e agora jovens adultos podem receber a primeira dose do imunizante.
Na região do Tocantins, a cidade de João Lisboa está a 20 dias sem registrar morte por Covid-19 e tem somente dois casos ativos da doença. Agora, o município vacina jovens de 25 anos de idade.
O Ginásio Poliesportivo de João Lisboa ficou lotado para a vacinação do município, que avançou para a faixa etária dos 25 anos ou mais. Na última segunda-feira (16), 625 doses foram aplicadas.
“Nós temos hoje um centro de referência para vacinação, então nós estamos recebendo a vacina semanalmente. Imediatamente quando a vacina chega, nós nos programamos e realizamos em três ou quatro dias, no máximo, toda vacinação que recebemos.” afirmou uma das agentes da imunização do município.
Ontem (17), a vacinação para a faixa etária de 25 anos teve continuidade no ponto de imunização. Contudo, de maneira descentralizada, ou seja, direcionada para a população da zona rural.
A cidade maranhense, João Lisboa, já recebeu 13.736 doses da vacina, dessas 12.143 já foram aplicadas na população. A divisão ficou em 8.092 para a primeira dose e 4.051 para a segunda dose.
O último boletim epidemiológico que foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que somente dois casos da doença estão ativos no momento. João Lisboa segue para o 23º dia sem registrar mortes relacionadas ao coronavírus. Os dois pacientes registrados estão em cuidados paliativos e isolamento social, para evitar o contágio.
Assim, somente 73 pessoas tiveram a morte registrada por Covid-19 na cidade.
Leia mais: Arapiraca não registra mortes por COVID-19 a 11 dias
Mutirão de vacinação em municípios maranhenses
Com o intuito de acelerar o Plano de Imunização, o estado do Maranhão realizou na última segunda-feira (16) um mutirão de aplicação da segunda dose da vacina. Cerca de 9 municípios foram contemplados.
Para explicar o esquema de imunização, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, pontuou que serão disponibilizados diversos polos de vacinação para a população.
“Nossas equipes estarão nesses municípios, trabalhando em conjunto com as prefeituras para a execução da D2. As ações serão descentralizadas, para facilitar o acesso de todos à segunda dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizados pontos de imunização em vários pontos dessas cidades, inclusive na zona rural”, destacou Waldeise Pereira.
As cidades que receberam o mutirão foram:
- Buriticupu;
- Grajaú;
- Alcântara;
- Bacabal;
- Paulo Ramos;
- Paço do Lumiar;
- Cidelândia;
- Vila Nova dos Martírios;
- Raposa.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.