Jovem Aprendiz 2021: Quem pode participar do programa? Veja regras AQUI

O programa jovem aprendiz 2021 é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho.

O programa Jovem Aprendiz 2021 é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. O programa foi criado para inserir os jovens no mundo do trabalho, combater a evasão escolar e o trabalho infantil.

Jovem Aprendiz 2021: Quem pode participar do programa? Veja regras AQUI

Jovem Aprendiz 2021: Quem pode participar do programa? Veja regras AQUI (Imagem: Reprodução G1-Globo)

Jovem Aprendiz

Com a LEI Nº 10.097, de 19 de Dezembro de 2000, as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

No Art. 428 está escrito: “Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.”

O Aprendiz Legal, tem o desejo de contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

O objetivo do programa é inserir os jovens no mundo do trabalho, combater a evasão escolar e o trabalho infantil são apenas alguns benefícios da Lei da Aprendizagem. É por esses e outros fatores que ela não pode ser encarada apenas como uma obrigação por parte das empresas. Mais do que uma Lei que deve ser cumprida, é um instrumento capaz de transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva a sociedade.

Leia mais: ProUni 2021: Conheça as NOVAS regras para se inscrever no processo seletivo

Cursos do Jovem Aprendiz 2021

Os cursos oferecidos pelo programa jovem aprendiz são:

  • Agronegócio;
  • Aprendiz na Indústria da Carne;
  • Auxiliar de Alimentação: preparos e serviços;
  • Auxiliar de Produção Industrial;
  • Comércio e Varejo;
  • Logística;
  • Módulo Básico (Mundo do Trabalho);
  • Ocupações Administrativas (CBO e Arco);
  • Operador de Caixa;
  • Operador de Computador;
  • Operador de Telemarketing;
  • Serviços Bancários- Adolescente e Jovem.

Como participar

Para participar os jovens precisam ter entre 14 e 24 anos incompletos e estarem cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A inscrição precisa ser feita pessoalmente em alguma instituição que implementa o Jovem Aprendiz na sua região. Você pode buscar a lista completa com todos os locais clicando aqui.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0