Enem 2020: Gabarito oficial será divulgado AMANHÃ (27); veja o cronograma

A partir de quarta-feira (27) os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem acessar o gabarito oficial.

A partir desta quarta-feira (27), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem acessar o gabarito oficial. As respostas serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enem 2020: Gabarito oficial será divulgado AMANHÃ (27); veja o cronograma

Enem 2020: Gabarito oficial será divulgado AMANHÃ (27); veja o cronograma (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

O Enem 2020 foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Os candidatos resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens, além de uma redação.

Segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As respostas serão divulgadas no portal do Inep.

Gabarito oficial Enem 2020

A prova é corrigida com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração a coerência de cada estudante na própria prova. Isto é, se o estudante acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis.

Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute, fazendo com que o estudante pontue menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

O resultado final sai no dia 29 de março junto com a nota da redação. A data que os estudantes terão acesso a redação detalhada ainda não foi divulgada.

Leia mais: Enem 2020: Pedidos de reaplicação de prova devem ser feitos a partir de HOJE (25)

Reaplicação do exame

Os estudantes do Enem 2020 que tiveram sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa e não compareceram nos locais de prova, podem pedir a reaplicação da prova, desde que tenham documento que comprove a doença.

Além disso, os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes, também podem pedir a reaplicação.

A data da reaplicação será nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deve ser feita até 29 de janeiro na página do participante.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0