Laqueadura pelo SUS: Como funciona e Quem tem Direito ao Acesso Gratuito

Descubra se você tem direito de fazer a laqueadura pelo SUS e como funciona o procedimento. Confira os detalhes!

Muitas brasileiras não sabem, mas é possível fazer a laqueadura pelo SUS! A cirurgia é ofertada de maneira gratuita, sendo uma forma contraceptiva para impedir que as mulheres tenham filhos. Mas afinal, como funciona a laqueadura pelo SUS e quem pode fazer? Neste post, você vai saber tudo o que precisa. Descubra abaixo!

Fonte: Portal Cartão do SUS

O que é laqueadura?

A laqueadura é um procedimento cirúrgico, no qual muitas mulheres optam por fazer para evitar gestações indesejadas.

Essa cirurgia consiste na interrupção das trompas de Falópio, que são as estruturas responsáveis por comandar os óvulos dos ovários até o útero. 

Além disso, é importante ressaltar que a laqueadura pode ser realizada por diferentes técnicas cirúrgicas, como a laparoscopia ou a minilaparotomia.

Veja Também

Salário-Maternidade: Você tem direito?

Receber Enxoval Gratuito

Leite 100% Gratuito: Como receber

Creche Gratuita para Crianças

Saiba que esse procedimento só pode ser realizado por mulheres que já têm filhos ou que têm certeza de que não desejam ter filhos no futuro.

Por isso, o Sistema Único de Saúde possibilita essa cirurgia de forma gratuita, garantindo maior controle de natalidade no país.

Como solicitar a laqueadura pelo SUS?

Como já mencionamos, as mulheres brasileiras podem fazer a laqueadura pelo SUS, onde não é necessário pagar pelo procedimento.

Para você ter acesso à laqueadura pelo sistema público de saúde, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Em seguida, a paciente vai passar por uma avaliação médica, onde o profissional de saúde deve verificar se o procedimento é indicado ou não.

É importante ressaltar que a mulher precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, onde é informado sobre os riscos e benefícios da laqueadura. Após todo esse processo, a mesma será encaminhada para a realização da cirurgia em um hospital credenciado pelo SUS.

Fonte: Blog Dráuzio Varella

Lembrando que o procedimento é oferecido de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde do país.

Já em relação ao tempo de recuperação, saiba que ele pode variar de acordo com a técnica utilizada, porém, de modo geral, é de alguns dias a uma semana. 

Quem tem direito de fazer a laqueadura gratuita pelo SUS?

Como já mencionamos, a laqueadura ofertada pelo SUS é de direito das mulheres que desejam interromper a possibilidade de engravidar.

Contudo, apesar de ser um procedimento oferecido a todas as mulheres brasileiras, o Governo Federal estabelece alguns critérios.

Ou seja, para que você tenha acesso ao serviço gratuito, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

  • Possuir idade mínima de 25 anos;
  • Ter pelo menos dois filhos vivos;
  • Estar decidida e convencida de que não deseja mais ter filhos;
  • Consentimento informado e assinado pela mulher, com pelo menos 60 dias de antecedência à realização do procedimento;
  • Verificar as condições de saúde da mulher e a adequação do procedimento.

Além disso, é importante destacar que a laqueadura é um procedimento permanente, onde não é possível voltar atrás. Por isso, é necessário que a mulher tenha certeza da sua decisão de não quer ter mais filhos no futuro.

Fonte: Marie Claire

Lembrando que a escolha do método contraceptivo deve ser feita com orientação médica, de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa.

Documentos necessários para solicitar a laqueadura pelo SUS

Além de você precisar cumprir com os critérios citados acima, é necessário apresentar os documentos exigidos pelo sistema.

Contudo, é importante lembrar que os documentos podem variar de acordo com as exigências de cada unidade de saúde e a avaliação médica. Entre eles, estão:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Cartão SUS – Sistema Único de Saúde;
  • Cartão de pré-natal atualizado;
  • Cartão de vacinação atualizado.

Por fim, fazer a laqueadura pelo SUS é uma ótima opção, principalmente se você não deseja mais ter filhos. Então, confira todas as informações para realizar a sua.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0