Programa Mãe Coruja: Enxoval completo e Gratuito para as Mães inscritas

Conheça o Programa Mãe Coruja e veja como funciona todo o processo desse benefício. Confira todos os detalhes!

Você sabia que existe o Programa Mãe Coruja, que oferece assistência às mulheres grávidas. Através dele, é possível ganhar um enxoval completo e 100% Gratuito para o seu bebê, além de outros benefícios a essa população.

Diversas mulheres recebem atenção básica durante o processo da maternidade inicial. O programa está presente em diversos estados brasileiros.

Descubra aqui como funciona esse programa social, quais são os seus benefícios e entre outras informações importantes!

O que é o programa Mãe Coruja?

O Programa Mãe Coruja é um benefício social, que oferece assistência às mulheres durante a gestação, parto e puerpério, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Esse programa surgiu em 2014, no qual foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. 

Assim, o benefício em ajudar diversas mulheres durante essa fase da vida, oferecendo assistência e suporte a cada uma.

Além disso, é importante ressaltar que o Programa Mãe Coruja não é um substituto das ações de cuidado oferecidas pelo SUS.

Pelo contrário, é como se fosse um complemento para as mães, na garantia de melhores condições e auxílio à mulher e à criança. 

Veja Também

Auxílio para Mães Solteiras

R$600 Reais do Novo Bolsa Família

Auxílio de até R$ 3 mil para Pai Solteiro

Auxílio para Mulheres Grávidas

Qual a importância do programa social?

O benefício de assistência é fundamental por oferecer suporte social às gestantes, que não possuem condições de garantir um enxoval digno aos seus bebês.

Isso porque, uma das principais metas do projeto é reduzir a morbimortalidade materna e infantil nas regiões brasileiras.

Dessa forma, diversas ações são intensificadas durante a fase do projeto, assim, contribuindo com a redução das desigualdades sociais. 

Por isso, esse programa é fundamental para muitas mulheres, principalmente aquelas que vivem em situação de extrema pobreza.

Objetivos do Programa Mãe Coruja

O programa Mãe Coruja foi criado baseado em diversas situações do dia a dia dessas mulheres, além do diálogo coletivo entre os grupos.

Dessa forma, o governo desenvolveu o programa baseado em diversos objetivos específicos, para garantir assistência social.

Entre eles, um dos objetivos é apoiar a atenção básica no cuidado integral à saúde da mulher, seja durante a gestação até mesmo o puerpério,

Assim, as crianças conseguem se beneficiar com o programa, no qual contribui e favorece o seu desenvolvimento.

Além disso, o programa também busca promover a proteção e inclusão social das gestantes e até mesmo das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza.

O programa também disponibiliza ações, no qual intensifica ainda mais o papel do projeto Mãe Coruja na sociedade, junto das secretarias de:

  • Saúde; 
  • Educação; 
  • Desenvolvimento Social;
  • Direitos Humanos; 
  • Juventude e Política sobre Drogas; 
  • Mulher; 
  • Trabalho e Qualificação Profissional; 
  • Esportes; 
  • Turismo e Lazer;
  • Segurança Urbana.

Como funciona o programa Mãe Coruja?

Como já citamos anteriormente, você recebe assistência social durante a sua fase de maternidade.

Com isso, o programa oferece a entrega de enxovais completos a diversas mães, além de ações de acolhimento e apoio.

Os kits de enxovais são uma das principais ações de apoio, que proporciona dignidade à chegada da criança a este mundo.

Fonte: Google – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social

Geralmente, os kits são compostos por bolsa mochila, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, culote sem pé e body com manga e sem manga.

Além disso, há itens de roupinhas, como casaquinho com capuz, cueiro, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e uma banheira. 

Existem estados que possuem unidades físicas, onde as mulheres recebem todo suporte possível durante a gestão e após o parto.

No entanto, é importante ressaltar que existem algumas ressalvas para participar do programa e garantir essa assistência.

Como se inscrever e receber o enxoval completo?

O Programa Mãe Coruja oferece diversos benefícios às mulheres, principalmente na entrega de enxovais e outros itens.

Por isso, você não pode perder a oportunidade de garantir sua participação, principalmente se vive em situação de vulnerabilidade social.

Quer saber como se inscrever no Programa Mãe Coruja? Então, clique no botão abaixo e confira um passo a passo, com todas as etapas do processo.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0