Lei Aldir Blanc Paraíba: Veja como consultar o seu pedido de auxílio

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o Governo da Paraíba implementou recursos da Lei Aldir Blanc para auxiliar trabalhadores e trabalhadoras da cultura que tiveram suas atividades interrompidas no estado. Entre os dias 26 de agosto e 30 de setembro, iniciativas relacionadas às mais diversas expressões da cultura da Paraíba puderam se inscrever para concorrer auxílio financeiro mensal no valor de R$ 600,00.

Lei Aldir Blanc Paraíba: Veja como consultar o seu pedido de auxílio (Foto: Divulgação / GOVCE)
Lei Aldir Blanc Paraíba: Veja como consultar o seu pedido de auxílio (Foto: Divulgação / GOVCE)


Por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, o governo teve pretensão de destinar aproximadamente R$ 18 milhões para o pagamento a agentes, artistas, técnicos, produtores, grupos, coletivos, companhias, expressões, manifestações e iniciativas culturais em todas as regiões do estado.

Leia mais: Jovem Aprendiz: Confira as empresas com vagas abertas em João Pessoa-PB

Puderam se inscrever trabalhadores e trabalhadoras da cultura, maiores de 18 anos, residentes no estado da Paraíba e com atividades interrompidas durante a pandemia da Covid-19, comprovando ter atuado social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural nos dois anos anteriores à data de publicação da Lei.

O anúncio da destinação de recursos a essa classe foi feito em julho pelo governo da Paraíba, ao firmar que os artistas paraibanos começariam a receber o benefício da Lei Aldir Blanc no início do mês de agosto. O benefício será pago através de transferência bancária (para quem tem conta) ou voucher para saque em terminal de autoatendimento para que não tem conta).

Como consultar a situação do pedido

Para verificar a situação do cadastro, o interessado precisa acessar o endereço eletrônico do programa, neste link, clicar na opção “Consulte o seu pedido de auxílio” e informar os dados para efetuar o login no ato do cadastro. A informação será enviada através do e-mail informado no ato do cadastro.

Como o pedido é verificado?

De acordo com informações do portal oficial do programa, o Governo da Paraíba, através da Comissão de Cadastramento realiza uma análise em duas etapas: verificação documental e relação do cadastrante com o setor cultural e verificação técnica junto ao sistema Dataprev.

Outros dados sobre o programa podem ser consultados na página de perguntas e respostas do Lei Aldir Blanc Paraíba, neste link.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.