Mais de 1,3 milhão de contas digitais são bloqueadas por suspeita de fraude no auxílio emergencial
OO presidente do banco Pedro Guimarães informou que cancelou centenas de milhares de contas. A suspeita é de fraude no recebimento do auxílio emergencial.
A suspeita fraude tem cercado as contas digitais da Caixa econômica federal. O presidente do banco Pedro Guimarães informou que cancelou centenas de milhares de contas. A suspeita é que as contas digitais são utilizadas para o recebimento do auxílio emergencial no valor de R$ 600 de maneira indevida.
A medida aconteceu ao mesmo tempo que Ministério da Cidadania enviou a Caixa Econômica Federal Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) para bloqueio por suspeita de fraude. O número de CPFs informados foi de 1.303.127.
A Caixa Econômica Federal não informou se os centenas de milhares de contas digitais canceladas são as mesmas divulgadas pelo Ministério da Cidadania.
O presidente da Caixa disse ainda que a medida foi tomada devido a provas de que a maioria das contas digitais teriam sido utilizadas por hackers. Ele explica que infelizmente algumas pessoas honestas foram afetadas. Porém, essa seria uma maneira de proteger o dinheiro público.
“Aquelas pessoas que tiveram a conta encerrada não tem mais acesso ao dinheiro”, revelou o presidente da Caixa.
Leia mais: Caixa Econômica realiza hoje cinco pagamentos do auxílio emergencial
O que fazer caso o acesso ao auxílio emergencial seja bloqueado
Quem passou por esse tipo de situação terá que procurar agência da Caixa econômica para provar que as documentações informadas para o abrimento da conta digital são de fato da pessoa conforme explicou o presidente da Caixa econômica. Caso haja a confirmação a situação será resolvida em poucos instantes.
Esta semana a Caixa divulgou que beneficiários que possuem o aplicativo Caixa tem receber um aviso para procurar agência da Caixa Econômica.
O presidente da Caixa informou ainda que qualquer indício de fraude leva ao cancelamento das contas e a Polícia Federal é informada.
Caso você queira fazer uma denúncia de fraude no recebimento do auxílio emergencial basta entrar em contato com o Fala.Br que é a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU) ou pelos telefones 121 ou 0800-707-2003.
O auxílio emergencial é uma benefício pago às pessoas em situação de vulnerabilidade pago durante a crise ocasionada pela Pandemia do coronavírus. Recebem o benefício cadastrados no site da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem, registrados no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.