Mais de 1,3 milhão de contas digitais são bloqueadas por suspeita de fraude no auxílio emergencial

OO presidente do banco Pedro Guimarães informou que cancelou centenas de milhares de contas. A suspeita é de fraude no recebimento do auxílio emergencial.

A suspeita fraude tem cercado as contas digitais da Caixa econômica federal. O presidente do banco Pedro Guimarães informou que cancelou centenas de milhares de contas. A suspeita é que as contas digitais são utilizadas para o recebimento do auxílio emergencial no valor de R$ 600 de maneira indevida.

Mais de 1,3 milhão de contas digitais são bloqueadas por suspeita de fraude no auxílio emergencial

Mais de 1,3 milhão de contas digitais são bloqueadas por suspeita de fraude no auxílio emergencial (Imagem: Reprodução Google)

A medida aconteceu ao mesmo tempo que Ministério da Cidadania enviou a Caixa Econômica Federal Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) para bloqueio por suspeita de fraude. O número de CPFs informados foi de 1.303.127.

A Caixa Econômica Federal não informou se os centenas de milhares de contas digitais canceladas são as mesmas divulgadas pelo Ministério da Cidadania.

O presidente da Caixa disse ainda que a medida foi tomada devido a provas de que a maioria das contas digitais teriam sido utilizadas por hackers. Ele explica que infelizmente algumas pessoas honestas foram afetadas. Porém, essa seria uma maneira de proteger o dinheiro público.

“Aquelas pessoas que tiveram a conta encerrada não tem mais acesso ao dinheiro”, revelou o presidente da Caixa.

Leia mais: Caixa Econômica realiza hoje cinco pagamentos do auxílio emergencial

O que fazer caso o acesso ao auxílio emergencial seja bloqueado

Quem passou por esse tipo de situação terá que procurar agência da Caixa econômica para provar que as documentações informadas para o abrimento da conta digital são de fato da pessoa conforme explicou o presidente da Caixa econômica. Caso haja a confirmação a situação será resolvida em poucos instantes.

Esta semana a Caixa divulgou que beneficiários que possuem o aplicativo Caixa tem receber um aviso para procurar agência da Caixa Econômica.

O presidente da Caixa informou ainda que qualquer indício de fraude leva ao cancelamento das contas e a Polícia Federal é informada.

Caso você queira fazer uma denúncia de fraude no recebimento do auxílio emergencial basta entrar em contato com o Fala.Br que é a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU) ou pelos telefones 121 ou 0800-707-2003.

O auxílio emergencial é uma benefício pago às pessoas em situação de vulnerabilidade pago durante a crise ocasionada pela Pandemia do coronavírus. Recebem o benefício cadastrados no site da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem, registrados no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0