Matrículas 2021: Saiba como será o processo para alunos da rede estadual do Ceará

O governo do Ceará divulgou, por meio de portaria do Diário Oficial da União (DOU), as recomendações referentes às matrículas 2021 do estado. Por meio do decreto, a Secretaria de Educação (Seduc) informou sobre as etapas de inscrição, cronograma de cadastro e como será a fase de inclusão dos alunos veteranos e novatos.

Matrículas 2021: Saiba como será o processo para alunos da rede estadual do Ceará
Matrículas 2021: Saiba como será o processo para alunos da rede estadual do Ceará (Imagem: Reprodução/Google)

Fases das matrículas 2021 do Ceará

Segundo recomendações da Secretaria de Educação, o processo de matrícula acontecerá em três etapas. A fase inicial é direcionada aos alunos veteranos que precisam confirmar a permanência nas unidades escolares. A confirmação pode ser feita pelos alunos ou responsáveis.

Após esse processo, será iniciada a etapa de remanejamento, que pode ser interno ou externo. O remanejamento interno é realizada para alunos das escolas estaduais.

Já o remanejamento externo, é destinados à alunos advindos da rede municipal por meio da parceria implantada entre estados e municípios. O comparecimento presencial não será obrigatório.

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A terceira etapa acontece com o intuito de matricular os alunos novatos vindos da rede privada de ensino, estudantes desistentes ou aqueles que vieram transferidos de outros estados. De acordo com a Secretaria de Educação, os novatos da capital e dos demais municípios terão um processo diferente de inscrição para o ano letivo de 2021.

Matrícula dos novatos

Na capital do Ceará, Fortaleza, a modalidade de matrícula será de forma online, através do site oficial da Secretaria de Educação (Seduc). Para isso, os alunos precisam seguir o passo a passo do processo de matrícula logo abaixo:

  • Acessar o site oficial da Secretaria;
  • Identificar se é aluno novato ou se deseja o serviço de transferência;
  • Seguir os passos e preencher o questionário oferecido no portal.

Essa plataforma tem a função de realizar uma pré-matrícula por meio da reserva de vagas. O matrícula online também permite realizar solicitação de transferência de forma fácil e sem precisar direcionar presencialmente às escolas.

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Os alunos novatos precisam anexar os documentos junto ao sistema virtual. Entre os documentos necessários estão: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Declaração de matrícula de 2020.

Para estudantes do interior, a Seduc vai divulgar no portal oficial o calendário para o processo de matrícula de forma presencial.

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