Novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer matrícula 2021 online; saiba como

Neste ano pandêmico de 2020, as escolas reformularam os métodos de realizarem o processo de inscrição nas instituições. Em Fortaleza, no Ceará, não foi diferente. O estado disponibilizou a modalidade online para a matrícula dos alunos novatos da rede na capital. Para estudantes residentes no interior, as inscrições precisam ser feitas de forma presencial.

Novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer matrícula 2021 online; saiba como
Novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer matrícula 2021 online; saiba como (Imagem: Reprodução/ Google)

O anúncio foi realizado por meio do Diário Oficial da União (DOU). Aos alunos que não tem acesso à computadores ou internet, as escolas vão disponibilizar um local para que sejam feitos os cadastros online.

Matrícula 2021

A matrícula pode ser feita por meio de dois sites, aluno online ou solicitação de matrícula. O acesso online permite realizar o processo de cadastro e fazer a anexação dos documentos do aluno.

No processo de cadastro, é necessário que seja escolhida três opções entre as escolas oferecidas pelo sistema. Essa é uma forma de administrar melhor o processo de matrícula e remanejar de forma mais efetiva os estudantes. O ato de confirmação da matrícula é feita pela instituição escolhida.

A Secretaria informou que este processo inicial não garante a permanência da vaga. Caso as inscrições ultrapassem a quantidade máxima de vagas, um sorteio será necessário. Os alunos que não foram escolhidos na instituição de primeira opção, serão redirecionados para a segunda e assim sucessivamente.

O comparecimento nas instituições só deverá acontecer caso o aluno não estiver inscrito em nenhuma intituição e precise buscar por vagas remanscentes na rede. Todo este processo de matricula acontecerá em três etapas. A primeira será a fase disponibilizada aos alunos veteranos. Essa etapa também será virtual e deverá ser feita através deste site.

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Já a segunda fase é a etapa do remanejamento que pode ser dividido em interno e externo. O interno é entre unidades, quando o estudante já concluiu o período escolar na instituição. Por sua vez, o externo é entre redes muncipais e estaduais.

A terceira etapa é para alunos que abandonaram os estudos. Para estes, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Duas fotos 3×4 do aluno;
  • Certidão de Nascimento;
  • Cartão de Vacinação;
  • Documento que comprove a transferência estudantil.

Aos alunos veteranos, será realizada apenas a confirmação dos dados já inclusos no sistema de matrícula.

 

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