MEC anuncia novas informações sobre o SISU 2021; confira detalhes do sistema de seleção

MEC anuncia novas informações e mudanças sobre o SISU 2021. Tudo essas modificações são devido ao novo cronogramas das provas do ENEM.

Com a pandemia, o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi modificado. As provas que geralmente acontecem no final de cada ano, entre os meses de outubro e novembro, em 2020 houve um remanejamento para janeiro com as provas impressas e fevereiro com as digitais. Com isso, houveram algumas modificações no calendário dos programas estudantis, como o SISU 2021.

MEC anuncia novas informações sobre o SISU 2021; confira detalhes do sistema de seleção

MEC anuncia novas informações sobre o SISU 2021; confira detalhes do sistema de seleção (Imagem: Montagem / JornalO Norte)

Um anúncio foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) informando que o SISU 2021 será aberto em abril e vai possibilitar que os estudantes se inscrevam utilizando as notas do ENEM que será realizado em janeiro.

Essa era uma dúvida frequente dos estudantes, já que o novo calendário do ENEM estava divergente quanto às datas anteriores do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A suspensão das provas do ENEM do mês de novembro aconteceu em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Neste momento, em que as aulas se tornaram remotas, muitos alunos não conseguiram acompanhar os conteúdos e disciplinas, ocasionando maior dificuldade no processo de aprendizagem e de assimilação dos assuntos. Apesar de não ter data definida, o que se sabe é que as inscrições serão realizadas em abril.

Leia mais: É possível usar a nota do ENEM 2020 para as edições do FIES e ProUni 2021; entenda

O SISU é destinado às universidades públicas. Por meio da inscrição, o aluno pode escolher uma instituição estadual ou federal e colocar as notas. Este programa possibilita o sistema de cotas raciais, por renda ou por deficiência, por exemplo.

As regras variam de acordo com cada instituição. Para participar do modelo de cotas, o estudante precisa preencher todos os requisitos informados no ato da inscrição.

No momento do cadastro, também é possível ver o horário do curso, o endereço da universidade e a concorrência em questão. As notas para o SISU são levadas em consideração de acordo com a área, já que o peso das notas são diferentes em cada universidades e curso. Além disso, existem as chamadas notas de corte.

As notas de corte são as menores notas para ingressar no curso escolhido. Para se inscrever, é necessário entrar no portal oficial do SISU e seguir os passos mencionados no ato do cadastro.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0