Metrô de Recife retoma as atividades e passageiros reclamam de aglomeração

As linhas Centro e Sul do Metrô do Recife voltaram a operar das 5h às 23h. O retorno, no entanto, foi marcado por aglomeração.

Desde a última segunda-feira (24), as linhas Centro e Sul do Metrô do Recife voltaram a operar das 5h às 23h. O retorno, no entanto, foi marcado por aglomeração na saída das composições. Alguns problemas estruturais, que já faziam parte da rotina dos passageiros, permaneceram, como escadas rolante quebradas, por exemplo. 

Metrô de Recife retoma as atividades e passageiros reclamam de aglomeração

Metrô de Recife retoma as atividades e passageiros reclamam de aglomeração (Imagem: Everaldo Silva)

Parte dos usuários do sistema de transportes tentou manter o distanciamento social, medida recomendada devido à pandemia. Contudo, cenas diferentes foram registradas durante o embarque dos passageiros, com aglomeração para adentrar nos transportes.

De acordo com o gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, os passageiros precisam também colaborar para evitar tumultos. “As pessoas precisam ter essa consciência de que, dentro do sistema, elas precisam manter esse distanciamento”, disse.

Ainda segundo Salvino, a CBTU já está ciente do problema com a escada rolante quebrada na estação Joana Bezerra, e que a expectativa é consertar o equipamento até a sexta-feira (28). “A escada rolante, infelizmente, foi vítima de vandalismo, a equipe técnica já foi informada”, declarou.

Leia mais: Pernambuco avança e inicia aulas presenciais nesta segunda (17)

As linhas Sul e Centro do metrô eram utilizadas diariamente por 400 mil pessoas antes da pandemia. Os horários de circulação dos trens estavam reduzidos desde o dia 19 de março por consequência da covid-19. 

Além da volta do horário regular, a linha Centro aumentou em 25 o seu número de viagens, já a linha Sul aumentou em 23 viagens.

Horários do Metrô do Recife

Os dados a seguir são conforme a divulgação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos. 

  • Linha Diesel (VLT): a circulação dos transportes segue sem alterações no horário. Aos sábados, o VLT encerra o funcionamento às 14h. Não há funcionamento da linha aos domingos.
  • Ramal Cajueiro Seco/Cabo: o funcionamento vai das 5h30 às 20h, de segunda a sexta. 
  • Sentido Curado/Cajueiro Seco: o funcionamento vai das 5h30 às 20h30, nos mesmos dias.
  • Sentido Cajueiro Seco/Curado: será reativado no dia 10 de agosto, o funcionamento vai das 6h às 20h, de segunda a sexta. 

A pandemia do coronavírus em Recife 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, no domingo (23) foram confirmados mais 1.113 casos da Covid-19. Com isso, o estado totalizou 119.140 infectados.

Ainda segundo o boletim do governo, novas 26 mortes foram registradas, chegando a 7.390 óbitos. Ao todo, 100.330 pacientes se recuperaram do novo coronavírus.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0