Meu INSS: Saiba como dar entrada na aposentadoria pelo aplicativo

Meu Inss: quem atingiu os requisitos para solicitar o benefício da aposentadoria, agora é possível solicitar através do aplicativo Meu INSS.

Aos contribuintes do INSS que atingiram a idade mínima e atendem aos requisitos para solicitar o benefício da aposentadoria, agora é possível solicitar através do aplicativo Meu INSS. Como forma de facilitar o acesso aos cidadãos, é possível utilizar o site ou o aplicativo para consultar os valores corretos dos recolhimentos e também a documentação necessária.

Meu INSS: Saiba como dar entrada na aposentadoria pelo aplicativo (Foto: Reprodução Google)

Meu INSS: Saiba como dar entrada na aposentadoria pelo aplicativo (Foto: Reprodução Google)

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) que é responsável por guardar informações de todos os empregos e contribuições e também os valores corretos dos salários recolhidos, agora pode ser consultado pelo Meu Inss. Os contribuintes que trabalharam em zonas de atividades prejudiciais devem ficar atentos, pois precisaram comprovar os períodos trabalhados nesses lugares.

É preciso também que o segurado certifique se as informações do Cnis e da sua carteira de trabalho, para que não haja nenhuma informação errada na hora de solicitar o benefício da aposentadoria.

Ficar atento ao tempo de serviço, a idade e também todos os requisitos é necessário, antes da solicitação.

Leia mais: INSS mostra como realizar prova de vida de quem mora no exterior

Como utilizar o Meu INSS para aposentadoria

Para que a solicitação tenha sucesso, é preciso seguir o passo a passo

  • Acessar o site MEU INSS (ou baixar o aplicativo no celular IOS ou Android)
  • Clicar em Entrar se tiver o cadastro
  • Caso não tenha cadastro, clicar em “Cadastrar senha”
  • Digitar o CPF e a senha e continuar

Na página inicial, a opção “Pedir Aposentadoria” estará disponível e o contribuinte deve informar qual tipo de aposentadoria está solicitando. Os tipo de aposentadoria são:

  • Por idade;
  • Idade Rural;
  • Pessoa com deficiência.

Para prosseguir, o solicitante vai precisar atualizar os dados cadastrais e assim poderá avançar.

Se o segurado quiser saber somente o tempo de contribuição, valores e etc é possível fazer uma simulação no site. Quando o tipo de aposentadoria for selecionado, essa opção estará disponível.

Após essa etapa, o aplicativo fará uma serie de perguntas como o tempo especial (para quem trabalhou em atividades insalubres), se possui tempo trabalhado em outro país, se trabalhou como militar ou servidor público, entre outras. O segurado deve responder “sim” ou “não”.

Em seguida, uma plataforma de anexo para todos os documentos necessário estará disponível e para finalizar o INSS vai solicitar a confirmação de todos os dados e pedir para o segurado escolha uma agência de aposentadoria mais próxima de sua casa, e a data do pagamento do beneficio.

 

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0